Começar a semana pensando…

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
12 de janeiro de 2015

…na legalização do comércio de chifres de rinocerontes.

“A ideia por trás é que, com uma oferta contínua, haverá menos estímulo para os caçadores matarem os animais por causa de seu chifre.”

Michael ‘t Sas-Rolfes, perito sul-africano em proteção de espécies e economia, na matéria “Para sobreviver, rinoceronte sul-africano pode perder chifre”, publicada em 8 de janeiro de 2015 pelo site Deutsche Welle

O governo da África do Sul e especialistas debatem se uma legalização do comércio não seria uma forma de acabar com a matança, já que fracassaram todos os demais esforços para deter os caçadores clandestinos. Na Ásia (com destaque para o Vietnã e a China), há a crença de que o pó do chifre do animal tenha propriedades medicinais, sendo capaz de curar desde sangramento nasal até o câncer.

Chifre de rinoceronte é feito de queratina, o mesmo material das unhas e do cabelo. Não há qualquer “poder” curativo no material. No mercado negro paga-se por um quilo de chifre de rinoceronte até 100 mil dólares – preços comparáveis aos do ouro ou da cocaína.

Enquanto em 2004 dez animais foram mortos, no ano passado a quantidade chegou a 1.100.

– Leia a matéria completa do Deutsche Welle

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾