Boa notícia sobre os gorilas: quando investir em áreas protegidas dá certo

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
15 de novembro de 2012
“Censo divulgado nesta terça-feira (12) pelo governo de Uganda afirma que a população mundial de gorilas-da-montanha (Gorilla beringei beringei) cresceu em quase cem indivíduos entre 2010 e 2012.

Turistas fotografando gorila
Foto: Martin Harvey/WWF-Canon


Há dois anos, a população global desta espécie de primata, considerada ameaçada de extinção, era de 786. Agora, de acordo com levantamento feito em duas localidades, aponta que existem na natureza 880 gorilas.”
– texto da matéria “População de gorila africano cresceu em dois anos, aponta censo”, publicada em 14 de novembro de 2012 pelo portal G1

Esse aumento populacional se deu, segundo o WWF, pelo investimento correto dos recursos arrecadados dos turistas que visitam as unidades de conservação para verem os gorilas. O dinheiro é investido em vigilância e em projetos comunitários, tais como a construção de poços e escolas para os moradores da região.

População de gorilas cresce em áreas protegidas
Foto: Martin Harvey/WWF-Canon

O caso serve de exemplo para incentivar a criação de mais unidades de conservação pelo mundo e, acima de tudo, mostrar que se deve investir nessas áreas protegidas. Sem infraestrutura, fiscalização e o envolvimento das comunidades do entorno, elas não passam de simples rabiscos em mapas e não cumprem sua função: preservar a vida selvagem.

– Leia a matéria completa do G1
– Leia a matéria de divulgação do WWF (em inglês)

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾