
Foi postado em 22 de dezembro e 2015 na página do Projeto Carnívoros do Iguaçu, no Facebook:
“Fazendo o balanço do fim do ano e a contagem da biodiversidade que perdemos.
No ano de 2015 somamos 49 animais atropelados, sendo 36 acidentes dentro do Parque e 13 fora – considerando a zona de influência do parque – e somente no município de Foz do Iguaçu. Dos 49 animais atropelados; 15 pertencem à Ordem Carnivora sendo os quatis os mais atropelados, seguidos dos cachorros-do-mato. Em 2015 tivemos 12 animais e 5 carnivoros a mais atropelados do que o ano de 2014. Os dados são coletados de forma oportunista, ou seja, quando são encontrados ocasionalmente e, portanto, devem ser bastante subestimados.
Muitas vezes, fêmeas com filhotes em estágio avançado de prenhes são atropeladas e o resultado é a perda de mais de 1 indivíduo ao mesmo tempo, como a foto desta postagem que mostra uma fêmea de tapeti e 1 dos dois filhotes encontrados perto do corpo.”
O Projeto Carnívoros do Iguaçu é desenvolvido por organizações governamentais, não governamentais e da iniciativa privada e se dedica ao estudo e conservação da onça-pintada na região de influência do Parque Nacional do Iguaçu.
Vale destacar: os números são resultantes de encontros ocasionais com os animais atropelados, o que indica que a quantidade de vítimas é ainda maior.
– Leia o post no Facebook
– Conheça o Projeto Carnívoros do Iguaçu