Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Uma anta (Tapirus terrestris) ferida a tiros e bastante fraca foi resgata na manhã de ontem, 12 de fevereiro, em um açude no Assentamento São Francisco, em Rio Verde de Mato Grosso (MS). Vítima da ação de caçadores, o animal foi levado pela PM Ambiental para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.
Os policiais foram avisados sobre a anta pelo proprietário de um lote do assentamento. Ele relatou que o animal já teria aparecido pela localidade na noite de sábado, mas desaparecera. Na manhã de ontem, ele caiu no açude, chamando a atenção das pessoas pela quantidade de ferimentos que apresentava.
Policiais e moradores da região retiraram a anta, um macho jovem, do açude. Além das feridas dos tiros, que estavam com larvas, o animal tinha muitos arranhões pelo corpo. Acredita-se que eles tenham surgido durante a fuga dos caçadores, provavelmente pelo contato com arame farpado de cercas.
A anta, que deveria estar com cerca de 150 quilos estava pesando somente 70. Os policiais estimaram que o animal fora baleado há, pelo menos, sete dias.
Caçador em São Paulo
Um caçador foi surpreendido na manhã de ontem por policiais militares ambientais quando entrava no Parque Estadual Águas da Billings, em São Bernardo do Campo (SP), para abater animais. Ele estava em uma bicicleta no Rodoanel Mário Covas quando foi parado pelos Pms.
Os policiais encontraram uma espingarda, munição, facões e pios (apitos para atrair animais). O caçador, que tem passagem por tentativa de homicídio, foi detido e levado para o 6º DP de Santo André, onde ficou preso.