
Nesta época do ano, não são apenas os papagaios-verdadeiros do Cerrado do Mato Grosso do Sul e regiões vizinhas que sofrem com o comércio ilegal. Também os tucanos. No período de reprodução dessas espécies, traficantes de animais se organizam para abastecer a demanda dos grandes centros urbanos, principalmente, a Região Metropolitana de São Paulo.
O Fauna News tem comentado as últimas apreensões de papagaios-verdadeiros. No último post sobre o assunto, “Reflexão para o fim de semana: terceira apreensão de papagaios. Veja a impunidade”, publicado em 24 de outubro de 2014, há os links para outros dois casos deste ano.
Desta vez, a apreensão aconteceu em Ourinhos, interior de São Paulo. Chamou a atenção a presença de tucanos que, assim como os papagaios, eram filhotes.
“A Polícia Rodoviária de Ourinhos (SP) apreendeu 28 papagaios e seis tucanos em um carro de luxo na Rodovia Orlândio Quagliato, na madrugada desta terça-feira (28).
Os animais estavam vivos e escondidos em um fundo falso do veículo. Os homens devem ser multados em R$ 34 mil. Os animais eram transportados em caixas. Todas as aves são filhotes e alguns nem tinham penas. Os criminosos usavam galos para tentar disfarçar o crime, o que gerou desconfiança dos policiais.
Os homens de 41 e 55 anos disseram que saíram de Campo Grande e levariam os animais para São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, eles vão responder em liberdade por transporte de animais silvestres e maus tratos, pela forma como eles estavam sendo levados.” – texto da matéria “Dupla é detida por tráfico de animais e deve ser multada em R$ 34 mil”, publicada em 28 de outubro de 2014 pelo portal G1
As aves foram levadas para a Associação Protetora de Animais Silvestres de Assis (APASS), que é um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). Enquanto os animais agora permanecerão em cativeiro e, com sorte, integrarão algum programa de soltura para retornarem a seus hábitats, a dupla flagrada pela polícia vai responder pelo crime em liberdade (com grande chance de voltarem a traficar).
– Leia a matéria completa do G1 (tem vídeo)
– Releia “Reflexão para o fim de semana: terceira apreensão de papagaios. Veja a impunidade”, publicado em 24 de outubro de 2014 pelo Fauna News