“Nesta quinta-feira (11), das 10h às 17h, a Prefeitura de Sorocaba realizou a Blitz da Biodiversidade na Avenida Dom Aguirre, em frente ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté. O objetivo foi de conscientizar os motoristas que passam pelo município sobre o problema do atropelamento de animais silvestres, que é uma séria ameaça para a fauna brasileira. Ao todo 347 veículos foram abordados pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), sensibilizando, no total, 501 pessoas que passaram pelo local.
A atividade de Educação Ambiental faz parte da extensa programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
Funcionários do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves”, com máscaras de animais silvestres, como onça-pintada, lobo-guará, mão-pelada, sapo, papagaio, e com placas, adesivos e material informativo chamaram a atenção dos motoristas que passaram por esta via. A ação contou com apoio da Urbes – Trânsito e Transportes.” – texto da matéria “Blitz teve como objetivo conscientizar motoristas a respeito do atropelamento de animais silvestres”, publicada em 12 de junho de 2015 pelo site da prefeitura de Sorocaba
A ação é ótima. Afinal, sensibilizar e conscientizar motoristas sobre o problema dos atropelamentos de fauna é fundamental. Vale destacar que, de acordo com estimativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), 475 milhões de animais silvestres morrem atropelados todos os anos em estradas e rodovias no Brasil.
Mas, infelizmente, ações como essa são pontuais e não são parte de uma política pública. No caso relatado pela matéria, a blitz fez parte da “comemoração” pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Esse tipo de trabalho obtém bons resultados quando integram uma campanha de longo prazo, pois o reforço da mensagem é o responsável pela mudança de comportamentos.
Vamos lá, Prefeitura de Sorocaba, invista em uma campanha de longo prazo para começar a mudar essa realidade. Motoristas mais atentos e que respeitam as leis de trânsito ajudam, e muito, a diminuir os atropelamentos de animais silvestres.
– Leia a matéria completa da prefeitura de Sorocaba
– Saiba mais sobre atropelamentos de animais silvestres