Reflexão para o fim de semana: ambição e crueldade contra sucuri de 5 metros

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
25 de maio de 2012
Toda amarrada, com a cabeça para o alto, sem água ou alimentação. Dessa forma um pescador do município de Rosana, no oeste paulista, manteve presa em um barco, por sete dias, uma sucuri de 5 metros. O sujeito usava a cobra para atrair turistas, que a fotografavam.

Dessa forma a sucuri era mantida presa pelo pescador

Foto: Divulgação PMA

“Uma equipe da Base Operacional da Polícia Militar Ambiental de Rosana, no Pontal do Paranapanema, extremo oeste paulista, recebeu na última terça-fera a denúncia de que alguns pescadores haviam capturado uma serpente Eunectes Murinus, popularmente conhecida por sucuri.

A pessoa que denunciou o caso afirmou que os autores mantinham o animal preso por cordas dentro de uma embarcação, e que utilizavam a cobra com mais de 5 m de comprimento para atrair a atenção de turistas. Várias pessoas teriam fotografado o animal e postado fotos em sites de relacionamento provocando repercussão.” – texto da matéria “SP: polícia autua homem por manter sucuri de 5 m em cativeiro”, publicada pelo portal Terra em 23 de maio de 2012

Foto feita por turistas com a sucuri
Foto: Divulgação PMA

Ao saber que policiais o procuravam, o pescador devolveu a sucuri para as águas do rio Paraná.

O caso é pitoresco, mas não incomum. Chama a atenção por ser uma sucuri, mas ocorre em todo o mundo.

Na Tailândia e Indonesia, macacos são capturados e colocados para fingir que tocam instrumentos musicais ou a fazer pequenos truques. Na Índia, elefantes vivem transportando turistas. No Brasil, em Genipabu (Natal, Rio Grande do Norte), iguanas são capturados por jovens para serem oferecidas para turistas as fotografares… ou as comprarem.

Na Tailândia: divertido, não?

Foto: Rungro Yongrit/Efe

Vale o aviso: como turista, não incentive essas práticas, não pague por esse tipo de “pseudoentretenimento”. Caso presencie tais abusos, chame a polícia!

Em Jacarta (Indonesia): mais de 500 macacos nessa situação

Foto: bikyamasr

– Leia a matéria completa do portal Terra
Releia os posts do Fauna News:
– “Reflexão para o fim de semana: quando o turista incentiva o abuso”, publicado em 1º de abril de 2011
– “Reflexão para o fim de semana: exploração animal para lazer humano”, publicado em 23 de setembro de 2011

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾