Jadielly Pinheiro
Reportagem
Nascida em Tangará da Serra (MT), é jornalista em formação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
O Parque Estadual Serra do Mar terá sua área ampliada com mais 10,3 hectares – equivalente a 10 campos de futebol. A área de Mata Atlântica conservada fica no bairro Cota 200, em Cubatão, e será integrada ao Núcleo Itutinga Pilões da unidade de conservação. A proposta de expansão foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) em 25 de setembro.
Para justificar a incorporação da área ao parque, que fica próximo do conjunto habitacional Cubatão K, foi elaborado um estudo que abordou a fauna e flora da região. O resultado apontou a existência de 117 espécies da fauna, sendo 94 de aves e 23 de outros animais selvagens, como jararaca, tatu-galinha, bicho-preguiça, tamanduá-mirim, jaguatirica, quati e cachorro-do-mato. Também houve registro de 38 espécies de plantas, sendo uma delas o ameaçado palmito-juçara.
A área foi doada à Fundação Florestal, órgão do governo paulista responsável pela gestão de unidades de conservação, pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) – que construiu o conjunto habitacional.
O Parque Estadual da Serra do Mar foi criado em 1977 e conta com 322.293 hectares. A unidade de conservação possui 1.361 espécies de animais, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como o macaco-prego, o bicho-preguiça e a anta. Também há registro de cerca de 1.200 espécies de plantas.