Dimas Marques
Editor-chefe
Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

Em 9 de outubro, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou em sua página no Facebook o Extintômetro. O aplicativo é uma forma de chamar a atenção da população para o mercado negro de fauna que, no Brasil, é responsável pela retirada de 38 milhões de animais da natureza todos os anos (estimativa de 2001 da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres – Renctas).
O Extintômetro faz parte da campanha nacional do CFMV contra o tráfico de animais lançada em 25 de setembro de 2013. Toda inciativa da sociedade para educar a população sobre os problemas causados ao meio ambiente e à saúde pública pelo mercado negro de fauna são positivas, principalmente porque o poder público (União, estados e municípios) insistem em combater o problema quase que exclusivamente com repressão.







