“A FPI (Fiscalização Preventiva Integrada – comentário do Fauna News) é uma iniciativa do Ministério Público do Estado da Bahia, MP/BA realizada desde 2002, e do Comitê da Bacia do São Francisco, mas que já se expandiu para a bacia do Rio Paraguassu e estado de Alagoas.
São diversos órgãos envolvidos e são ações em vários setores da sociedade, abrangendo temas como qualidade da água, destinação de lixo, descarte de embalagens de agrotóxicos, esgotamento sanitário, extração ilegal de madeira, carvoarias e a criação de animais Silvestres.
Neste último tópico, veterinários e biólogos atuam na parte de educação ambiental pois a intenção é que as pessoas entreguem seus animais de forma voluntária, e assim elas não sofrem as sanções penais nem administrativas.
Após a educação ambiental os veterinários começam a receber os animais. Muitos encontram-se subnutridos por alimentação incorreta, e outros ficam debilitados pela precariedade do transporte.” – texto da matéria “CRMV/BA na FPI – Fiscalização Preventiva Integrada – Bacia do rio São Francisco”, publicada em 11 de junho de 1015 pelo site do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA)
Isso é criar animal silvestre? As entregas voluntárias dessa FPI ocorreram durante o mês de maio.