![Fauna News](https://faunanews.com.br/wp-content/uploads/2023/10/a-denuncia-era-de-rinha-de-galo-mas-dezenas-de-passaros-tambem-foram-encontradosthumb609.jpg)
Por Dimas Marques
Jornalista, pesquisador do Diversitas-USP e editor responsável do Fauna News
dimasmarques@faunanews.com.br
“Um homem, de 53 anos, foi detido neste domingo (2) por manutenção ilegal de pássaros em cativeiro e maus tratos aos animais em Uberlândia. De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, na casa dele foram encontrados 32 pássaros, 17 galos e um mutum.
Ele foi levado para a Delegacia da Policia Civil da cidade, onde vai prestar depoimento. Já os animais silvestres passaram por avaliação e serão soltos.
A polícia foi até a casa do suspeito, no Bairro Shopping Park, depois de receber uma denúncia anônima de que havia uma rinha de galos no local.
A informação não foi confirmada, mas os animais foram encontrados e toda a estrutura para briga realmente existia em um cômodo anexo à residência.
Dentro do banheiro da casa, os policiais também encontraram diversas gaiolas com canários da terra, papa capim e curiós, todos escondidos. Os pássaros foram cobertos com roupas para que não conseguissem cantar.” – texto da matéria “Homem é preso com dezenas de pássaros e galos em Uberlândia”, publicada em 2 de abril de 2017 pelo portal G1
Rinha de galo e cativeiro ilegal de animal silvestre. Crueldade, maus tratos e incentivo ao tráfico de fauna.
Infelizmente, o infrator ficará livre. A legislação é ruim e dificilmente alguma punição exemplar ajudará a punir e educar o responsável que, muito provavelmente, cometerá os crimes novamente.
No Brasil, a legislação que trata de crimes contra a fauna não tem caráter educativo e o poder público não possui política de educação ambiental para evitar que novas gerações mantenham a cultura do animal silvestre bicho de estimação.
Futuro sombrio.
– Leia a matéria no portal G1
– Saiba mais sobre o tráfico de animais