Análise de Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
“Um homem foi preso após ser flagrado transportando 52 papagaios dentro de caixas de papelão nesta quarta-feira (19), na cidade de Paulistana, no Piauí. O homem disse aos policiais que obteve os pássaros em Picos, e que os animais já tinham destino e compradores determinados.
O flagrante aconteceu em uma barreira na BR-407, feita pela Polícia Militar. Os policiais deram ordem de parada para o carro do suspeito, e encontraram os animais ao fazer uma busca no veículo.
(…) Ainda segundo a PM, o suspeito é um homem de 50 anos, nascido em Cícero Dantas, na Bahia. Ele disse aos policiais que havia comprado os pássaros em Picos, no Piauí, e voltava com eles para a cidade de Jeremoabo, na Bahia. Os papagaios, segundo ele, já estavam vendidos.” – trechos da matéria “Homem é preso transportando mais de 50 papagaios em caixas de papelão, no PI”, publicada em 20 de outubro de 2022 pelo portal G1
Tráfico de papagaios
Estamos em plena temporada de tráfico de filhotes de papagaios, exatamente por estarmos no período de reprodução dessas aves e de araras. O traficante de fauna detido, que já tem passagem pelo mesmo crime por São Paulo, afirmou ter comprado as aves em Picos. Esse município tem tradição na ocorrência do comércio ilegal de animais silvestres e está a algumas horas de estrada, pela BR-230, de um dos principais centros de captura de papagaios atualmente, na divisa do Piauí com o Maranhão.
Os órgãos ambientais do Piauí e do Maranhão, junto com suas respectivas polícias, ainda não se deram conta de que o centro-sul dos dois Estados está ganhando destaque no tráfico de papagaios. Traficantes de fauna estão agindo livremente, sendo raros os casos de apreensões dessas aves na região.
No podcast Silvestres, entrevistamos o presidente da ONG SOS Fauna, Marcelo Pavlenco Rocha, sobre o tráfico de filhotes de papagaios-verdadeiros. Confira baixo! São só 15 minutinhos.
Não deixe de se inscrever em nosso canal no YouTube e marcar o sininho para receber conteúdos novos. Avalie com um jóinha o episódio.
Se preferir, você também pode escutar o podcast nas principais plataformas de áudico, como Spotify, Deezer e outras.
https://www.youtube.com/watch?v=J3JIPnr__jw