Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Amontoados em caixas de madeira dentro de sacolas de tecido, 379 pássaros foram resgatados por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de terça-feira durante uma vistoria em um ônibus de turismo que foi parado na altura do km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista (BA). No mesmo veículo, também acabaram apreendidos um fuzil, munição e quase 15 quilos de maconha. Cada um dos crimes tinha um responsável diferente.
Eram 16h30, quando a PRF parou o ônibus, que saíra da Cidade Gaúcha (SC) com destino a Arapiraca (AL). O primeiro crime, tráfico de fauna, foi descoberto logo que os policiais vistoriaram a área onde ficam os passageiros. Um homem de 30 anos viajava com sacolas de tecido e nelas estavam as caixas com 300 coleirinhos e 79 canários-da-terra.
De acordo com a PRF, o responsável pelas aves afirmou que receberia R$ 3 mil reais para deixá-las na cidade de São Miguel dos Campos (AL). Ele irá responder pelo crime em liberdade. Os pássaros foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do município, que informou que alguns deles chegaram já mortos. Não foi informada a quantidade de óbitos.
Fuzil e maconha no bagageiro
Durante a fiscalização no ônibus, os policiais ainda encontraram no bagageiro um fuzil, 165 munições de diferentes calibres e dois carregadores. Um homem de 22 anos foi preso. Ele teria afirmado que receberia R$ 1,5 mil para levar o material de Paraíso do Norte (PR) até Arapiraca (AL).
Ainda no bagageiro, havia uma mala com 19 tabletes de maconha, totalizando 14,75 quilos da droga. O responsável pelo entorpecente não foi identificado.
Podcast
Confira o último episódio de Silvestres, o podcast do Fauna News. Entrevistamos o presidente da ONG SOS Fauna, Marcelo Pavlenco Rocha, sobre o início da temporada de tráfico de papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva). São só 15 minutinhos!
https://www.youtube.com/watch?v=J3JIPnr__jw