Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Trezentas aves, 47 quatis, três lebres, dois tatus e duas cutias. Tudo morto, totalizando 140 quilos de carne.
E ainda: quatro peles de quatis com as cabeças, quatro espingardas, uma carabina, 54 cartuchos de diversos calibres, pólvora, espoletas, chumbos, equipamentos para recarga de munição e três arapucas para captura de aves.
Tudo isso foi encontrado em uma propriedade rural na localidade de Capela Nossa Senhora do Caravaggio, em Caxias do Sul (RS), por policiais do Comando Ambiental da Brigada Militar na tarde de terça-feira (17 de agosto). Os PMs foram ao local verificarem uma denúncia de maus-tratos a cães, que seriam utilizados para caça.
Dois homens foram detidos e sete cães, após a constatação de maus-tratos por uma veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), acabaram retirados do local. A dupla foi levada para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Um deles, de 51 anos, irá responder por maus-tratos a animais e caça, enquanto o outro, de 33, foi autuado por posse ilegal de arma de fogo e teve de pagar fiança de R$ 800. Ambos irão responder pelos crimes em liberdade.