Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Quatro mil caranguejos-uçá (Ucides cordatus) capturados ilegalmente foram resgatados pela PM Ambiental em Cananéia, litoral sul paulista, em 29 de abril. Os crustáceos estavam sendo transportados em sacos por três homens que estavam em um veículo. Um deles, responsável pelo carregamento, revenderia os animais na região de Santos.
Uma equipe especializada em policiamento marítimo da PM Ambiental passava pela avenida Pinta, no bairro Retiro das Caravelas, quando viu um veículo Gol puxando uma carretinha cheia de sacos de ráfia. Os policiais realizaram a abordagem e descobriram que a carga era formada por milhares de caranguejos-uçá. Um dos três ocupantes do veículo, responsável pelo carregamento, não tinha documentação comprovando a origem legal dos animas. Ele foi multado em R$ 28.620. O carro e o reboque estavam com licenciamento vencidos.
De acordo com os policiais, o infrator é conhecido na região por contratar moradores para capturar os caranguejos, que são levados para serem revendidos a comerciantes de Santos e municípios vizinhos – onde são preparados como alimento. Os animais foram soltos.
Os mais de quatro mil caranguejos pesavam 427 quilos. A quantidade surpreendeu a equipe de policiamento marítimo que, durante todo ano de 2020, soltou 401 quilos de animais dessa espécie.
https://youtu.be/_v5NiyYVwG4
Momento da soltura dos caranguejos-uçá – Imagens: PM Ambiental SP