
Análise de Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
2020 está acabando. Finalmente, um novo ano começa em mais algumas horas. Isso não significa que haverá grandes mudanças, afinal o que ocorre é uma mera troca de números em uma convenção criada pelos homens para medir o tempo. Mas essa “passagem” nos permite renovar esperanças e, psicologicamente, nos sentir mais energizados para continuar na batalha.
A pandemia de Covid-19 continua matando gente, governantes inaptos e desprovidos de humanidade continuam a conduzir o país por um caminho vergonhoso, os ataques à natureza continuam a se intensificar (o que fizemos com o Pantanal e a Amazônia este ano!), as intolerâncias continuam a expandir-se sustentadas por discursos intoxicados de preconceitos e interesses abjetos, e a violência continua a se instalar em todas as suas formas. Muita coisa, infelizmente, continua…
Na Física, a Primeira Lei de Newton explica que para acabar com a inércia de qualquer corpo movimento uniforme em linha reta é preciso imprimir uma força sobre ele. Em uma analogia grosseira, precisamos de força para sair de tantos movimentos ruins que continuam a acontecer.
E a renovação da esperança vinda com a passagem de ano pode ser a fagulha que acenderá o estopim para a explosão de amor e humanidade que estamos precisando. O fim de 2020 pode ter potencial para despertar a força teorizada por Newton para nos tirar da inércia desses e outros movimentos negativos.
A mudança de direção se faz necessária. Não por questões ideológicas. Mas por questão de sobrevivência da humanidade e, sobretudo, pelo respeito ao seu semelhante e pelo direito que todas as formas de vida têm de estar em um mundo saudável e equilibrado.
Amanhã, 1º de janeiro de 2021, tudo sobre o planeta vai continuar igual. Mas dentro de cada um de nós, a mudança do calendário pode ajudar a reascender uma força que tem alto potencial transformador e que nos permite começar a trabalhar forte para que novos 2020 não se repitam.
Nós, do Fauna News, desejamos a você, a sua família e amigos um novo ano repleto de realizações e de transformações para um mundo muito melhor.
Por um 2021 com a força para a mudança.