
Por Tati Pongiluppi
Bióloga, mestra em Biodiversidade em Unidades de Conservação e guia de observação de aves da Brazil Birding Experts pelo Sudeste e Nordeste do Brasil
observacaodeaves@faunanews.com.br
Esta semana temos muito o que celebrar. Amanhã é comemorado o Dia do Observador de Aves. A data foi instituída pelo Centro de Estudos Ornitológicos (CEO) para homenagear os observadores de aves e divulgar sua existência. O dia foi escolhido pelo fato de que Pero Vaz de Caminha documentou, em 28 de abril de 1500, as primeiras observações de aves feitas em território brasileiro.
Mas quem são os observadores de aves? Sou eu, você e qualquer pessoa que aprecia a beleza das aves. São médicos, advogados, professores, estudantes; tem gente de tudo quanto é origem e profissão, e todos com o mesmo interesse: observar as aves. Tem gente que fotografa, tem gente que observa apenas com binóculo (ou até mesmo sem), tem gente que gosta de fazer lista das espécies que viu, tem gente que alimenta as aves em comedouros nas suas casas e as observa da janela, tem gente que viaja o país e até o mundo em busca das aves e tem gente que faz tudo isso. Enfim, definir o que é o observador de aves ou tentar encaixá-los em um rótulo seria uma atitude muito simplista.
Para mim, o observador de aves é aquele que aprecia, que se encanta com aves, sem importar o caminho ou o que faz com as suas observações.

Quando você se torna um observador de aves, muitas mudanças acontecem e se inicia uma vida cheia de surpresas e mistérios, em que nunca tem um dia igual ao outro e aprendemos que nada está sob controle e tudo pode acontecer. Observar aves tem uma dimensão humana considerável por ser momento de muita integração com outras pessoas. Surgem novas amizades, novos amores e amigos de caminhada.

Observar aves é muito além de um hobby ou de uma atividade turística. É um estilo de vida! Quando dizemos que fomos picados pelo bichinho da observação de aves e que não tem volta, esse bichinho é o amor despertado em nosso coração, que traz aquela vontade de estar por aí observando aves. Esses animais nos levam para a comunhão com o mundo natural, nos revigoram e nos lembram que nós também somos natureza.
Em muitos momentos quando observamos aves, temos aquela sensação de que o tempo parou, em que só existem nós, as aves e mais nada. Quatro horas se passaram, mas parece que foram apenas 30 minutos. Esse é um dos grandes benefícios que ganhamos como observadores de aves: conseguimos desfrutar do momento presente, com foco e atenção plena. Pode-se dizer que é uma forma de meditação, em que esquecemos de todos os problemas e estamos apenas apreciando o momento.

Quando conversamos com os amigos observadores de aves, são tantos os relatos que ouvimos de como a atividade trouxe paz, alegria, enfim, mudou a vida radicalmente. Muitas pessoas despertam, inclusive, para a importância da conservação da natureza e passam a atuar em prol dessa causa.
Temos muito o que celebrar nesta semana através das milhões de pessoas que estão observando aves pelo mundo. Estamos ganhando muito conhecimento sobre as espécies, muitos locais estão se beneficiando imensamente com o turismo que a atividade gera e a natureza está ganhando muito com os observadores que são ativos e lutam pela proteção dos recursos naturais.

Que tal se tornar um observador de aves também? Observar aves é um momento de comunhão com a vida; é uma paixão que nos move a estar na natureza e a querer proteger o nosso verdadeiro lar.
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)