
Por Vanessa Vidal
Bióloga, mestra em Zoologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Integrante do Grupo de Estudos de Artrópodes da Amazônia – GEAA (Instagram e Facebook)
invertebrados@faunanews.com.br
Muitas discussões existem acerca das rivais Marvel e DC. Uma delas, de extrema importância, é o papel dos aracnídeos nesses multiversos! Não poderíamos deixar de levantar esse tipo de questão que nos mostra como a Ciência está em todos os lugares!
A maioria desses personagens surgiu após a década de 1990, principalmente na Marvel Comics; efeito de um dos principais ícones da cultura pop: o Homem-Aranha! Um dos personagens preferidos de Stan Lee (criador da Marvel), pensado para ser um “super-herói com problemas normais”, ele caiu nas graças do público até os dias atuais e se diversificou (bastante!) dentro dos chamados multiversos (algo como realidades alternativas), trazendo assim muita riqueza e conteúdo para a empresa e uma boa visibilidade para as aranhas.

Um estudo publicado por Da-Silva e colaboradores em 2014 (que apresenta nosso colega de coluna Elidiomar Ribeiro da Silva como um dos autores), aprofundou vários parâmetros sobre o assunto. Até aquele ano, a Marvel tinha 84 personagens aracnídeos, compondo cerca de 1,68% dos seus aproximadamente 5.000 personagens. Já a DC possuía 40 personagens, sendo aproximadamente 0,4% dos seus mais de 10.000 personagens. Em sua maioria, vilões em ambas.
Taxonomicamente falando, nas duas empresas a ordem Araneae (aranhas) era a mais representativa, com aproximadamente 81% dos personagens aracnídeos, seguida pela ordem Scorpionida (escorpiões), com cerca de 15%, e por fim a ordem Acariformes/Parasitiformes (ácaros), com menos de 4%. A maioria dos personagens eram humanos com características de Arachnida.
Também em ambos os universos, os personagens aracnídeos são majoritariamente considerados vilões (60,91%), provavelmente graças à má reputação existente (e ainda) persistente dos aracnídeos. Entretanto, a DC apresentou uma quantidade maior de vilões aracnídeos quando comparados a heróis, provavelmente porque a Marvel tem como um de seus protagonistas o “cabeça de teia”.
Quando falamos em personagens aracnídeos, o primeiro a ser lembrado é o Homem-Aranha. Porém, ele vem acompanhado do seu multiverso (beeeeem trabalhado pela indústria), com realidades em que o personagem pode ter várias idades e sexos, ser humano, robô ou até um porco!

Sobre as heroínas, podemos destacar uma importante personagem: a Viúva Negra. Nome que faz referência às aranhas conhecidas (e temidas) do gênero Latrodectus Walckenaer, 1805 (familia Theridiidae) e ao seu (famoso) hábito de acasalamento em que a fêmea se alimenta do macho.
Quando vamos ao universo DC, nos deparamos com um personagem um tanto quanto… ICÔNICO! O chamado Bat-Mite (mite significa ácaro, traduzindo da língua inglesa) ou Bat-Mirim, um fã do Batman, que recebeu esse nome por ser pequeno e perseguir seu ídolo (pegajoso!), como um ácaro.

Por mais que haja várias discussões acerca das rivais Marvel e DC, quando o assunto é aracnídeos, já sabemos quem está à frente na disputa… E não se esqueçam: com grande poderes vêm grandes responsabilidades (BEN, Tio).
Referências
– Da-Silva, E. R. et al. 2014. Marvel and DC Characters Inspired by Arachnids.
The Comics Grid: Journal of Comics Scholarship, 4(1): 11, pp. 1-14, DOI:
https://dx.doi.org/10.5334/cg.aw.
– Como Stan Lee, que morreu aos 95, teve a ideia de criar o Homem-Aranha. BBC News/ Brasil, 2018. Disponivel em: < https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570>. Acesso em: 26 de abril de 2021.
– Leia outros artigos da coluna INVERTEBRADOS
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)