Por Tati Pongiluppi
Bióloga, mestra em Biodiversidade em Unidades de Conservação e guia de observação de aves da Brazil Birding Experts pelo Sudeste e Nordeste do Brasil
observacaodeaves@faunanews.com.br
O turismo de observação de aves é uma atividade turística ao ar livre que tem como principal objetivo a observação ou registro (fotográfico ou sonoro) das espécies de aves. Para conseguir encontrar e ver esses animais, são utilizadas diversas ferramentas como o playback (reprodução da vocalização da ave), cevas/comedouros, lanternas, entre outros.
Mas não podemos esquecer que o mais importante em qualquer atividade de observação de aves é o bem-estar delas e o cuidado com os ambientes onde vivem. Quando praticamos qualquer atividade como essa, precisamos estar preparados para frustrações e para que as coisas fujam do nosso controle. Afinal, ao sair para procurar uma ave não há qualquer garantia de que vamos encontrá-la. Até no zoológico, muitas vezes, os animais estão escondidos, imagine então como é no ambiente natural.
Muito tem se falado sobre conduta e ética na observação de aves. Existem diversos documentos, como o Código de Ética do Observador de Aves, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) do ICMBio, o código de ética do WikiAves, sem falar nos inúmeros códigos de conduta que existem pelo mundo. Quem tiver interesse no assunto, tem também um bate-papo sobre o tema no Batebico Podcast. Vou aproveitar para dar sete dicas responsáveis para quando você estiver observando aves por aí:
1 – Se utilizar o playback, que seja com muita responsabilidade! Já existem muitas evidências científicas e empíricas de que o uso exacerbado dessa excelente ferramenta pode causar impactos negativos para as aves, tanto que em alguns países é proibido, sob pena de multa. Observe a ave, veja como ela reage e perceba o momento de parar. Além disso, fique atento ao volume e ao tempo de reprodução. Perceba que você está lidando com outro ser vivo como você e que merece todo respeito. O bem-estar da ave vale mais do que qualquer boa observação ou fotografia.
2 – Muito cuidado quando souber da presença de um ninho. Jamais utilize playback, ferramentas (como réplicas de predadores) para estimular comportamentos de defesa e muito menos retire os filhotes do ninho para uma boa fotografia. Observe e fotografe a uma distância confortável para a ave (você vai perceber isso pelo comportamento dela).
3 – Mantenha os ambientes como eles são, especialmente, próximo aos ninhos. Tome cuidado para não alterar os ambientes que as aves utilizam.
4 – Ao usar luzes como lanternas, tenha cuidado. Evite colocar a lanterna com o foco forte diretamente na direção do olho das aves e não as ilumine por muito tempo.
5 – Siga sempre as regras dos locais que está visitando e apenas entre em áreas privadas com autorização. Se estiver acompanhado por um guia de observação de aves, siga as instruções de conduta.
6 – Quando estiver observando aves em grupo, respeite os demais integrantes para que todos possam fazer boas observações, fotografias e gravações.
7 – Sempre que possível, incentive o comércio local, comprando o que for possível nos locais em que você visitar. O turismo de observação de aves pode transformar comunidades, especialmente as menores. Também contribua para iniciativas locais de conservação.
Através do turismo de observação de aves, temos um grande potencial para gerar mudanças positivas, tanto econômicas quanto sociais e ambientais. Seja responsável e faça a diferença por um mundo mais igualitário e respeitoso com a natureza.
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)