
Por Karlla Barbosa
Bióloga, especialista em Tecnologias Ambientais, mestre em Conservação Ambiental e Sustentabilidade e doutoranda em Zoologia. É coordenadora de projetos na SAVE Brasil, principalmente no Projeto Cidadão Cientista
observaçãodeaves@faunanews.com.br
As aves conectam as pessoas no mundo e o Big Day é uma forma de fazer isso. O evento, organizado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell (EUA), acontece todos os anos e em 2020 será em 17 de outubro. O Big Day é uma oportunidade de celebrar as aves durante 24 horas, tanto perto de você como ao redor do mundo. No Brasil, outubro é mês de primavera, época do ano em que a vegetação fica mais colorida e as aves mais ativas para ser reproduzir.
É muito fácil iniciarmos uma conversa com alguém que tem os mesmos interesses do que nós: aves livres na natureza! Mesmo que você não fale a mesma língua de uma pessoa que vive do outro lado do mundo, vocês vão entender e até curtir uma imagem de uma ave que talvez nem conheçam, pois elas encantam. Podemos até mesmo compartilhar conhecimento de uma mesma espécie, pois algumas passam parte da sua vida em um país (ou região) e parte em outra. Para elas não existe barreira geográfica ou cultural!
Além da tradicional contagem de aves, esse ano Big Day Outubro vai acontecer durante o primeiro Global Bird Weekend (Fim de Semana Global das Aves). O objetivo é fazer do fim de semana de 17 a 18 de outubro o maior fim de semana de aves de todos os tempos e apoiar a iniciativa da BirdLife International para acabar com o comércio ilegal de aves.
Então respondendo à pergunta do porquê você deve participar, eu diria que essa contagem é uma maneira de envolver as pessoas no mundo das aves, pois é uma forma divertida de competição para saber qual país registra mais espécies e faz mais listas de aves. Além disso, observar as aves é uma atividade relaxante, que contribui para o conhecimento das espécies e para cumprimos nosso papel de cidadão cientista.
Mas antes de falar como participar desse evento mundial, quero contar um pouco da história de como iniciou a proposta de ter dias para contagem de aves.
O Big Day como conhecemos hoje aconteceu pela primeira vez em 2015, no mês de maio. Porém, a proposta de convidar todas as pessoas para contar as aves começou bem antes. Um pouso antes da virada do século 20, os caçadores tinham uma tradição de férias de final de ano, no Natal, conhecida como a side hunt (“caça lateral” traduzindo literalmente). Nessa caçada, eles escolhiam um lado e partiam para o campo com suas armas. O vencedor seria aquele quem conseguisse a maior pilha de bichos de penas, ou seja, milhares de aves eram mortas em poucos dias.
Nessa época, pensar em conservação da biodiversidade ainda estava em um estágio muito inicial, mas muitos observadores e cientistas começaram a se preocupar com o declínio das populações das aves. Foi então que no dia de Natal do ano de 1900, o ornitólogo americano Frank M. Chapman, um dos primeiros participantes da Audubon Society que na época estava começando, propôs uma nova tradição de férias: fazer um “censo de aves no Natal”. A proposta era então contar o maior número de aves durante as férias sem precisar caçá-las. A ideia deu tão certo que deixamos de perder tantas aves por caça esportiva num prazo tão curto de tempo para dar espaço a observação de aves. O Christmnas Bird Count acontece todos os anos até hoje, porém no Brasil ainda não é tão popular como se tornou o Big Day. – que por aqui é organizado pela SAVE Brasil.
Como então participar do Big Day Outubro?
Todos podem participar e contribuir com a ciência, basta registar suas observações no aplicativo ou site do eBird.
Algumas dicas importantes para você:
– para adicionar suas listas de observação de aves diretamente no site, crie uma conta gratuita no eBird;
– para envio de listas enquanto estiver passarinhando, baixe o aplicativo eBird no seu celular. É gratuito e disponível para iOS e Android.
– se você é novo no eBird e quer se preparar para participar, assista no Youtube da SAVE Brasil a série de vídeos explicativos sobre a plataforma,
– use gratuitamente o aplicativo Merlin Bird ID da Universidade de Cornell para ajudar na identificação das aves.
Uma dica muito especial para 2020 é que devido a Covid-19 continuar impactando seriamente em todas as regiões, é recomendado colocar a segurança em primeiro lugar, seguir as diretrizes locais de saúde e observar atentamente as aves. Você pode estar em casa e ainda participar do Big Day Outubro. Se você parar pelo menos 10 min do seu dia para observar e registrar as aves no eBird, você já estará contribuindo e participando!
Se ainda ficou com dúvida sobre o uso do eBird e sobre o Big Day, aí vão algumas matérias:
-“Tire suas dúvidas sobre o eBird nessa coleção de vídeos criados pelos moderadores”
-“October Big Day 2020 – maior do que nunca!”
-“History of the Christmas Bird Count“
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)