
Por Tati Pongiluppi
Bióloga, mestra em Biodiversidade em Unidades de Conservação e guia de observação de aves da Brazil Birding Experts pelo Sudeste e Nordeste do Brasil
observacaodeaves@faunanews.com.br
Costumo ouvir de alguns clientes que uma viagem de observação de aves (birding tour) pode ser uma maravilha ou um pesadelo. Geralmente, quando as pessoas decidem viajar, elas estão adentrando quase que em um mundo dos sonhos. Criamos as mais variadas expectativas, nos imaginamos naquele local, o que vamos fazer, como vai ser, o que veremos, como se tivesse um filme em nossas cabeças. Mas, na verdade, quase nunca as coisas saem como esperamos.
Eu acredito muito que as viagens têm o poder de nos transformar, cada uma delas à sua maneira. Quando partimos para a estrada, ainda mais para observar aves, estamos renovando nossas energias, dando um verdadeiro bálsamo para nossa alma. A prática da observação de aves tem o poder de nos trazer alegria, tranquilidade e aliviar o estresse diário. Para tentar garantir que você tenha uma viagem bem-sucedida e divertida, aí vão nove dicas de planejamento que ajudarão você a ter a viagem dos seus sonhos.
1 – Tenha objetivos claros
Qual o seu maior desejo nessa viagem? Apenas relaxar? Ver alguma espécie de ave específica? Ver várias espécies de aves? Fotografar? Gravar? Fazer listas? Observar aves e apreciar a cultura local? Antes de iniciar o planejamento da viagem, tenha bem claro o que você mais deseja.
2 – Começando pela ave
Se você ainda não tem um local definido em mente, mas sonha em ver o araçari-castanho (Pteroglossus castanotis), pesquise! Corra para os livros, o WikiAves, o eBird e veja quais são os locais onde a espécie é encontrada com maior frequência. Você também pode ver quais são as outras espécies encontradas no local, facilidade de logística, se já possui algum local voltado para observação de aves, guias e outros atrativos. Assim, fica bem mais fácil decidir para onde ir.

3 – Converse com amigos
Conversar com amigos que já foram para o local que você planeja conhecer é sempre importante. Muitas dicas valiosas podem vir das conversas e da experiência de quem já esteve lá.
4 – Estude
Invista um tempo pesquisando e estudando sobre o local e sobre as aves que você deseja ver. Sei que o tempo é curto, mas, se for possível, faça isso. Você vai ver que vale a pena e que a sua experiência na viagem será muito proveitosa.
5 – Junte o seu bando
Viajar em grupo tem a grande vantagem de ter com quem compartilhar as experiências vividas e conseguir um melhor preço. Mas fique atento para formar um grupo de pessoas com os mesmos objetivos que você. É muito importante que o grupo tenha afinidade, caso contrário, existe uma grande chance da viagem dos sonhos se transformar em um pesadelo.
6 – Procure por serviços personalizados
Você pode tanto procurar uma agência quanto um guia e se eles oferecerem um serviço personalizado, melhor ainda. Dessa forma, você pode explicar exatamente os seus desejos, como você funciona e o que você realmente quer da viagem. Assim, o agente de viagem ou o guia podem providenciar toda a logística necessária para que tudo aconteça do seu jeito.
7 – Atenção aos serviços contratados
Sempre que possível, tenha referências das pessoas ou empresas que está contratando. Os serviços de turismo de observação de aves exigem muita responsabilidade e comprometimento de quem os oferece. Como a prática acontece na natureza e, em alguns casos, em áreas remotas, é muito importante que os profissionais estejam preparados e capacitados para qualquer emergência. Na sua conversa na hora da contratação do serviço já vai ser possível perceber o nível de profissionalismo daquela pessoa ou empresa.
8 – Converse e tire dúvidas
Conversar e tirar dúvidas são cruciais para o sucesso de uma viagem, tanto para que todas as informações fiquem claras aos participantes quanto entre o viajante e o guia ou agência. É muito importante perguntar caso não tenha entendido algo, se estiver sentindo falta de mais detalhes… Sempre pergunte. Por exemplo: como vai ser a caminhada? Como é o acesso aos locais? Quanto tempo de viagem? Como são as acomodações? Alimentação? Enfim, pergunte tudo que desejar e deixe claro o que você quer. Afinal, só assim que o guia ou agência saberão como atender você adequadamente.
9 – Cuidado com as expectativas
Meio estranho não criar expectativas? Sim! Muito! Afinal, quando planejamos uma viagem as expectativas vão só aumentando a cada dia e isso é muito natural. Mas, o ideal é se aventurar de peito aberto para o que está por vir. Se você planejou tudo direito, contratou os melhores serviços que podia, é só se preparar para desfrutar dos seus dias na natureza. Quando estamos passarinhando, já não tem muito o que dar errado. Só precisamos ter em mente que as aves voam e que não controlamos a natureza. Então, tudo pode acontecer. Apenas esteja preparado.
A viagem começa dentro de nós, a cada pensamento, a cada conversa, a cada pesquisa. Ali já iniciamos a nossa jornada pelo mundo das aves. Aproveite suas viagens e faça de tudo para que elas sejam as melhores possíveis. O nosso olhar e perspectiva dizem muito sobre as nossas experiências. Escolha desfrutar.
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)