Veterinária com mestrado e doutorado em Ciência Animal. É coordenadora de Fauna da Associação Mata Ciliar, que mantém um centro de reabilitação de animais silvestres (Cras) em Jundiaí (SP)
universocetras@faunanews.com.br
O nome da coluna, Universo Cetras, foi muito bem escolhido porque já remete à imensidão do campo de atuação de um centro de triagem de animais silvestres (Cetas) ou de um centro de reabilitação de animais silvestres (Cras).
Todos conhecem a atuação do Cras-Jundiaí da Associação Mata Ciliar, recebendo, reabilitando e destinando animais. Mas poucas pessoas conhecem a sua atuação na recuperação de uma grande área degradada, transformando-a em um grande corredor vegetal para a fauna silvestre de vida livre.
Antes, tratava-se de uma área só de pasto e com intensos problemas de erosão. Hoje, depois de mais de 20 anos, o terreno do Cras passou a ser uma área de refúgio natural da vida silvestre e de proteção dos recursos hídricos da região.
A atuação da Associação Mata Ciliar na formação de um corredor florestal, interligando a área do Cras à Serra do Japi, no interior paulista, já nos permitiu registrar o retorno de mais de cem espécies através de levantamentos faunísticos realizados periodicamente no local.
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)