
Por Marcelo Calazans
Técnico em agropecuária, administrador de empresas e fotógrafo. Foi professor da disciplina Fotografia de Natureza pelo Senac (MS)
photoanimal@faunanews.com.br
O assunto “fotografia de natureza em preto e branco” divide opiniões. Existem os profissionais que fazem uma escolha direta de fotografar puramente nesse formato, como mostrei no artigo anterior, enquanto a grande maioria produz apenas imagens em cores. Muitos, inclusive eu, produzirão trabalhos nos dois formatos. E aposto que você também. Na real, toda fotografia que tiramos tem o potencial de ser convertida para o preto e branco, até as postagens no Instagram podem ser alteradas com um simples filtro.
Isso não significa, porém, que TODAS as imagens terão uma aparência melhor em preto e branco. Então, por que os fotógrafos usam esse formato e como e quando você deve tirar fotos de vida selvagem em preto e branco? É isso que a gente vai descobrir, juntos, neste último artigo sobre o tema. Bora lá!
Antes de tirar a foto
Alguns passos importantes precisam ser seguidos ao se fotografar em preto e branco, que também correspondem aos usados ao se fotografar em cores. Em primeiro lugar, e mais importante, é preciso garantir que a configuração de captura de imagem na câmera esteja em RAW. Existe muitos tutoriais por aí sobre porque você deve sempre fotografar nesse formato de imagem. Inclusive já abordei esse tema em outro artigo.
Essencialmente, fotografar em RAW é criar um “negativo digital”, portanto, diferentemente da gravação em JPEG, a imagem não será compactada e não perderá nenhum detalhe ou informação de cor. Isso oferece muito mais qualidade durante o seu pós-processamento e é vital ao converter e editar imagens em preto e branco.

Em segundo lugar, você deve planejar bem sua saída fotográfica e pensar muito sobre os motivos pelos quais deseja fotografar seu assunto em preto e branco. É muito raro que as melhores fotos aconteçam por acidente. Todos os profissionais da fotografia de natureza que são os meus favoritos e que produzem imagens em preto e branco impressionantes passam semanas planejando uma saída fotográfica. Eles já saem com fotos específicas nessa técnica em mente para capturá-las. Colocar esse método em prática permite que você seja muito mais preciso, criativo e produtivo quando se trata de capturar suas imagens.
Embora nem sempre seja possível estar no lugar certo, na hora certa e terminar com uma imagem que você possa se orgulhar, além de encher os olhos e o coração de quem a vê, para se obter os melhores resultados, devemos estudar outros artistas (não apenas fotógrafos) e ver o que funciona e o que não funciona. É interessante também tentar visualizar como desejamos que a foto seja exibida antes de tirá-la e quais reações ela vai causar. A foto da cauda do jacaré abaixo foi produto de horas e horas de planejamento e de espera até o momento certo para conseguir essa captura em que toda a primitividade do animal fica clara.
O momento foi tão bom que foi feita uma dupla captura – em preto e branco e em cores.

Escolhendo entre fotos em cores e preto e branco
Embora eu sempre tente aplicar algumas regras pessoais às imagens que faço da vida selvagem, como tentar chega o mais próximo possível e fotografar no nível dos olhos do assunto sempre levando o conceito etológico de fuga em mente, há algumas diferenças que devem ser ponderadas ao se fotografar em preto e branco. A primeira e mais óbvia é que, ao se “retirar” toda a cor da imagem, você sacrifica a ênfase que essas cores dão a alguns detalhes menores para criar um efeito geral mais dramático em preto e branco. Sempre pergunto para amigos fotógrafos por que eles gostam de imagens em preto e branco e quase todos respondem a mesma coisa: “é que esse momento pede pra ser eternizado em preto e branco”. Não discordo!
Com fotos em cores, muitas vezes, desencorajo o uso de um contraste mais pesado. Porém, em preto e banco esse detalhe é a chave para uma imagem mais do que interessante. Como editar suas fotos em preto e branco é assunto para um futuro artigo (quem sabe), vou passar aqui duas dicas a serem observadas ao compor suas imagens sem cores:
1 – Observe o céu
Na maioria dos casos, um céu limpo e azul celeste não é seu amigo na hora de fotografar em preto e branco, pois pode dar à sua imagem uma aparência suave e plana e não é isso que queremos quando “tiramos” a cor da fotografia. Em vez disso, fique atento a céus mais escuros e tempestuosos, principalmente porque as nuvens mais escuras enganam os olhos ao nos fazer pensar que as áreas brancas da imagem são ainda mais brilhantes. Isso cria muito mais contraste e, como resultado, gera uma fotografia mais impactante.
E seguindo esse mesmo pensamento, é incrivelmente raro que um nascer ou um por do sol permitam fazer a imagem em preto e branco dos seus sonhos. Embora esses horários nos forneçam a golden hour para fotografar com uma luz muito mais suave, sair para fotografar em preto e branco a vida selvagem em um nascer ou por do sol geralmente produz resultados decepcionantes. Mas claro que há exceções à essa regra. Ainda bem!

2 – Use silhuetas
Quando seu local de fotografar o brinda com grandes horizontes e abundância de vida selvagem, é o momento de ficar abaixo do horizonte, usar uma velocidade rápida de obturador e clicar. Isso permite que você mostre seu assunto contra um fundo escuro e tira todo o foco dos detalhes individuais da imagem, criando uma sensação totalmente diferente para ela. É realmente importante observar que isso só pode ser alcançado quando você se posiciona abaixo do horizonte e pode enquadrar o assunto no céu. Estar nivelado ou acima do assunto significa que você perde o efeito de silhueta.

Conclusão
A aplicação de uma ou mais dessas regras fornece um excelente ponto de partida para a fotografia de vida selvagem em preto e branco. O fato mais importante e que não deve ser deixado de lado é a questão da prática. Praticar é a melhor maneira de fazer tudo isso dar certo, pois depois de algum tempo, tudo flui no “automático”. E claro, ficar atento sempre ao surgimento de novas técnicas e equipamentos. Tudo isso junto e misturado garantem resultados excelentes!
Espero que tenha gostado do artigo e mês que vem tem mais.
Abraço!
– Leia outros artigos da coluna PHOTO ANIMAL
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)