Por Karlla Barbosa
Bióloga, observadora de aves, mestra em Conservação Ambiental e Sustentabilidade e doutora em Zoologia
observaçãodeaves@faunanews.com.br
No dia 5 de junho, nós comemoramos o Dia Internacional do Meio Ambiente. Mas é uma comemoração que dura o mês todo e, por isso, em muitos lugares ouvimos falar sobre a data.
O Dia Internacional do Meio Ambiente foi criado em 1972 durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Esse é um momento importante na nossa história, pois foi a criação da data que marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano. O evento, que reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais, ocorreu na cidade de Estocolmo (Suécia) e por isso ficou também conhecido como Conferência de Estocolmo.
Foi também nesse momento em que a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), estabelecendo 26 princípios que visavam à maior proteção dos recursos naturais.
Bom, muito resumidamente foi assim que tudo surgiu. Entretanto, eu diria que o principal significado da data é repensarmos nossos atos e mudarmos atitudes para deixarmos um mundo no mínimo igual, ou de preferência melhor, de como o encontramos para as futuras gerações.
Nós, que gostamos de observar aves, sabemos da importância de um ambiente saudável para encontrar as espécies que buscamos, pois muitas delas são seletivas quanto ao ambiente. Algumas ocorrendo apenas em ambientes muito específicos e de boa qualidade. É o caso do bicudinho-do-brejo-paulista (Formicívora paludicola), que só ocorre em brejos e onde a água e o ambiente são mais próximos dos naturais. E já fica aqui um alerta para a conservação dos ambientes: ele não é o único que precisa de água limpa, pois água de qualidade é essencial inclusive para nós.
Então, como podemos colaborar?
Bom, temos várias formas. Desde atitudes no nosso cotidiano, como reciclar, economizar água, utilizar menos carro, entre outros, a ações mais diretas, como plantar árvores, contribuir com a proteção de uma praça, um córrego, um parque ou qualquer ambiente natural. Podemos até mesmo contribuir com instituições não governamentais que trabalham em prol da conservação ambiental.
No Dia do Meio Ambiente, eu tive o prazer de participar de um podcast com pesquisadores e protetores da biodiversidade incríveis. O podcast Copo Verde foi criado por alunos muito empenhados de Ecologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Nós conversamos sobre atitudes que começaram pequenas, mas que contribuíram para a mudança de comportamento e a conservação do meio ambiente. Se tiver curiosidade, escute na sua plataforma de podcasts favorita. Vou deixar aqui o link para o Spotify.
A observação de aves pode ser nosso motivo principal para cuidar do meio ambiente, mas temos que ir muito além disso e pensar em todos os componentes que fazem parte para que tudo esteja em equilíbrio na natureza.
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)