![Fauna News](https://faunanews.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Pedro-Lauro-Domaradzki5.jpeg)
Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
“A Lei nº 5.197, de 3 de janeiro de 1967, que se pretendeu fosse um eficaz instrumento legal em favor da preservação de nossa fauna – tanto que a sua ementa fala em “proteção à fauna” – na verdade é um repositório de permissões à perseguição, destruição, caça ou apanha desses espécimes silvestres.”
![](https://faunanews.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Pedro-Lauro-Domaradzki2-768x1024.jpeg)
Assim, o então deputado federal pelo MDP do Paraná Pedro Lauro Domaradzki iniciou a justificativa do seu projeto de lei que, em 8 de junho de 1976, propôs o fim de toda a caça no Brasil. Não apenas da caça comercial, como determinou a Lei de 1967, ainda vigente no Brasil, mas também da caça esportiva (ou amadora).
Atualmente, sete projetos de lei tramitam na Câmara dos Deputados com o objetivo do retorno da caça. O Fauna News lembrou no artigo “Em 1976, deputado tentou acabar com a caça no Brasil. Hoje, sete PLs querem o retorno da matança legalizada”, de 10 de maio de 2021, o importante papel que Pedro Lauro Domaradzki teve durante os anos em que atuou no parlamento brasileiro.
Inconformado com a matança de animais promovida pelos homens, Pedro Lauro Domaradzki não trabalhou somente em favor da fauna não aquática. Ele também é autor do PL que, também em 1976, propôs o fim da caça às baleias – proibição que, no Brasil, só veio a ocorrer em 1987, no governo de José Sarney.
Pedro Lauro Domaradzki está com 79 anos e vive em Curitiba (PR), onde tem um bar – atualmente fechado por causa da pandemia de Covid-19. E o Fauna News conseguiu localizá-lo e o entrevistou na última segunda-feira, 31 de maio.
Hoje, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Fauna News publica a entrevista com Pedro Lauro Domaradzki, o deputado federal que propôs o fim da caça no Brasil.