Por Andressa Vieira
Assistente de Comunicação e Multimeios da SAVE Brasil. Nasceu em São Paulo e desenha aves desde que se conhece por gente
observaçãodeaves@faunanews.com.br
Hoje, graças ao movimento coletivo fruto do esforço de várias pessoas e instituições, existem iniciativas com a essência do Vem Passarinhar espalhadas pelo país todo. Ou seja, não há desculpas para não passarinhar!
E claro que na cidade de São Paulo não seria diferente. A SAVE Brasil e a Divisão de Fauna Silvestre da prefeitura organizam, juntas, o Vem Passarinhar Sampa, que são saídas mensais gratuitas para observação de aves nos parques municipais, com monitoria, empréstimo de binóculos e realização de listas no eBird. Assim como no ano passado, em 2023 disponibilizamos um calendário anual com doze datas para você se programar e ir passarinhar com a gente!
Este ano, o projeto está cheio de novidades: o nosso piquenique comunitário está de volta! Depois dos avistamentos, vamos nos reunir para contar os pássaros que foram identificados, compartilhar nossas experiências, fazer novas amizades e, claro, comer lanchinhos deliciosos! Também faremos sorteios de brindes da SAVE Brasil ao final do evento. Se eu fosse você, não perderia por nada!
Veja o calendário de 2023 do Vem Passarinhar Sampa:
– Janeiro: RPPN Sítio Curucutu (28/01)
– Fevereiro: Parque Anhanguera (25/02)
– Março: Parque Alto da Boa Vista (25/03)
– Abril: Parque Augusta (15/04)
– Maio: Parque Nove de Julho (13/05)
– Junho: Parque Severo Gomes (24/06)
– Julho: Parque do Carmo (29/07)
– Agosto: Parque Pinheirinho d´água (26/08)
– Setembro: Parque Vila dos Remédios (30/09)
– Outubro: Parque Natural Itaim (07/10)
– Novembro: Parque Linear Tiquatira (25/11)
– Dezembro: Parque Ibirapuera (16/12)
Para participar do evento, é necessário fazer inscrição prévia, estar com o calendário completo de vacinação da Covid-19 e comparecer às 7h no ponto de encontro no parque combinado. Para quem precisa de transporte, disponibilizamos uma van, saindo da estação de metrô mais próxima do parque de destino. Se você precisa do transporte, é só informar no formulário de inscrição, disponível mensalmente em nossas redes, no momento da sua inscrição referente ao Vem Passarinhar do mês. Então, não deixe de nos acompanhar pelo Instagram e pelo Facebook para não perder nadinha.
Participar do evento significa avistar espécies lindas e até mesmo raras, conhecer os parques da sua própria cidade e ter contato direto com a natureza. Tem coisa melhor?
E para você que não é de São Paulo e quer passarinhar, saiba que existe a iniciativa em várias outras cidades. Se na sua região ainda não tem um projeto como esse, incentivamos você a organizá-lo. Fique à vontade para seguir o calendário de datas acima, chamar o seu evento de Vem Passarinhar e utilizar a hashtag #vempassarinhar. Para mais detalhes, acesse o nosso Instagram.
Esperamos você no nosso próximo Vem Passarinhar, que acontece sábado, 25 de fevereiro, às 7h, no Parque Anhanguera, em São Paulo (SP)! Coloque na sua agenda e bora passarinhar!
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)