Por José Wilson Carvalho de Mesquita
Biólogo e idealizador do Uru Podcast
observacaodeaves@faunanews.com.br
Quando foi dada a partida ao Projeto Uru, em 2017, a intenção era criar materiais para ajudar na iniciação de pessoas ao birdwatching e à ornitologia. Uma revista foi concebida com a ideia de disponibilizar a maior quantidade de informações sobre o universo das aves da maneira mais simples possível. Após anos de bons serviços prestados à comunidade de amantes das aves do Brasil, a revista Uru abraçou a utilização de outras mídias em 2021 para alcançar um número ainda maior de pessoas.
Entretanto, o Uru Podcast surgiu de outro projeto, o COA Brasil. Nascido como uma reação aos vários desmandos que presenciávamos na questão ambiental no Brasil, resolvemos tentar criar um movimento de sensibilização e a abertura do antigo site transmitia essa tentativa:
O COA Brasil é tanto um grupo de observadores de aves quanto um movimento, uma filosofia. Entendemos que a observação de aves é uma forma de sensibilização para os problemas causados ao planeta pelo ser humano. Apesar de existirem inúmeros clubes de observadores de aves regionais (COAs) pelo Brasil, acreditamos no poder de um grupo nacional que conecte observadores de Norte a Sul do país e que gere um senso de pertencimento em seus membros para que assim se sintam motivados em observar aves.
Dentre as iniciativas aprovadas pela diretoria colegiada do COA Brasil para sensibilização dessa temática, uma das mais bem sucedidas foi o nosso primeiro podcast, o Batebico, – que já foi tema de uma live no canal Avistar Brasil e serviu como embrião do Uru Podcast. Com o fracasso do projeto do COA Brasil, decidimos que era hora de a revista Uru ganhar voz própria. Nascia ali o podcast que já veio batizado.
E por que um podcast? Outros perguntam: não seria melhor um canal no YouTube? A resposta sempre estará atrelada à expertise, já que o podcast já era uma ferramenta com a qual possuíamos familiaridade como produtores e ouvintes, além do custo em termos de tempo e investimento ser baixo e do potencial de alcance ser excelente.
Discutimos a identidade e os objetivos do produto que iríamos lançar, pois queríamos algo que servisse à popularização da observação de aves. Uma vez que já tínhamos a experiência e os dados do podcast anterior, estabelecemos que o melhor seria falar o máximo de vezes sobre passarinhos, deixando os episódios de entrevistas em segundo plano. Essa estratégia mostrou-se bem sucedida, com os episódios sobre a conservação dos bicudos, dos beija-flores e dos nambus sendo grande sucesso na primeira temporada.
Uma das marcas mais significativas e marcantes do conceito do Uru Podcast são as artes que acompanham os episódios e os textos de abertura:
Um canto distante, um vulto entre a folhagem, uma travessia apressada em uma estrada vicinal, ou um voo assustado e repentino. As nambus fascinam cientistas e observadores de aves com o poder de serem misteriosas. Neste episódio, Will Mesquita e Léo Marujo trocam uma ideia com o ornitólogo Luis Morais sobre a vida secreta das nambus: quem são, onde vivem, o que comem? Hoje, no Uru Podcast!
Depois da primeira temporada, que atendeu às nossas expectativas, começamos a discutir a segunda e criamos mais elementos, como a associação de arte gráfica aos projetos da Uru. Assim surgiu o Missões Uru Podcast:
A cada episódio, liberamos uma nova missão, ou seja, uma ave a ser encontrada durante as passarinhadas que o ouvinte fizer. Ao conseguir registrar a ave, o ouvinte passa a ter acesso ao card da missão e, assim, pode começar sua coleção!
Na segunda temporada, focamos em aves e biomas ameaçados, tentando explorar projetos de conservação em diversas fases. Incorporamos, ainda, um site próprio e uma página dentro do novo portal da revista Uru totalmente dedicada ao podcast.
Nossas expectativas são as melhores possíveis para a sequência da temporada que está em andamento e para muitas outras que virão por aí.
___________________________________________________________________________
Este artigo foi escrito por José Wilson Carvalho de Mesquita, biólogo e idealizador do Uru Podcast. Ele faz parte dos Amigos da SAVE Brasil, uma rede de pessoas conectadas e engajadas pela conservação das aves na natureza. Você também pode fazer parte contribuindo anualmente com uma doação. Para isso, basta acessar savebrasil.colabore.org.br.
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)