Conheça um pouco das ações do coletivo Movimento de Observação de Aves Urbanas, formado por Amigos da SAVE Brasil moradores do município paulista.
Por Teresa Otondo, Vivian Feres José e André Mendes
observacaodeaves@faunanews.com.br
Espantadas das matas e florestas hoje fragmentadas, muitas aves procuram abrigo nas cidades. Bragança Paulista (SP), uma cidade com muitas praças, não é exceção.
As aves que vemos nas áreas urbanas, mais acostumadas à presença humana, são fáceis de observar. E é por isso que o Vem Passarinhar Bragança Paulista é uma ótima atividade para introduzir pessoas na observação de aves e ajudá-las a conhecer as espécies que dividem a cidade conosco.
Em Bragança, o Vem Passarinhar é organizado desde 2016 pelo Movimento de Observação de Aves Urbanas. A atividade acontece em praças e conta sempre com observadores mais experientes que conduzem a turma. São essas pessoas que localizam, apontam, ajudam os mais novos a ver a ave, dizem o nome e explicam a particularidade de cada uma das espécies. Em um curto passeio é possível listar mais de 30 aves, por exemplo. Como as leitoras e leitores do Fauna News devem saber, observar e listar aves é divertido – e aqui em Bragança, buscamos fazer com que essa atividade seja acessível para adultos e crianças, para moradores e turistas.
Mas como tudo começou?
O Movimento de Observação de Aves Urbanas foi criado em 2015 pela Associação Bragança Mais e pelo Coletivo Socioambiental, com o incentivo do Observatório de Aves do Instituto Butantan. O objetivo desde o início era tornar nossas aves mais conhecidas, queridas e protegidas, além de incentivar a cidadania, motivando as pessoas a ocupar e cuidar das praças, também como opção de lazer.
Os primeiros passos do grupo
1 – Promover passarinhadas.
2 – Eleger a ave símbolo de Bragança Paulista por voto popular.
3 – Nomear uma praça em homenagem às aves.
O Vem Passarinhar Bragança Paulista
Hoje, a atividade já soma vinte edições, sendo a maior parte delas guiada voluntariamente por André Mendes, psicólogo e aficionado por aves. Ao final do passeio, os participantes se reúnem para um lanche coletivo acompanhado do Papo de Passarinho, momento em que o guia ou a guia relaciona as espécies avistadas e fornece informações adicionais. A lista das aves observadas é feita no eBird e discutida em grupo. Essa tarefa gera dados que auxiliam pesquisadores do mundo todo a compreender o comportamento da nossa avifauna – ação fundamental para que pesquisadores e ONGs, como a SAVE Brasil e tantas outras, possam atuar pela conservação de espécies ameaçadas.
Decidindo a ave símbolo da cidade
Integrar as pessoas e promover a participação dos moradores é fundamental para atingirmos o nosso objetivo. Por isso, organizamos um sistema de votação, que aconteceu em dois turnos. No primeiro, os moradores puderam votar em qualquer espécie que quisessem. E, a partir dessa lista, foram escolhidas as três espécies mais votadas para concorrerem entre si no segundo turno. A vencedora foi a coruja-buraqueira, tendo sido referendada pela Câmara dos Vereadores de Bragança Paulista em 2018.
A praça Refúgio das Aves
Também por meio de votação popular, nomeamos uma das praças da cidade, em especial, uma em que as passarinhadas acontecem. Nessa ocasião, o ornitólogo Luciano Lima ofereceu um curso de introdução à observação de aves para movimentar a atividade. Também recebemos a exposição Spix Descourtilz, com ilustrações de aves, a qual permaneceu em cartaz por dois meses no Jardim Público.
O Roteiro das Aves, nosso novo projeto
Atualmente, nossa meta é criar um roteiro visual conectando as praças de Bragança Paulista, com o objetivo de promover o conhecimento sobre as aves urbanas, assim como suas características e hábitos, ressaltando a relevância ambiental da proteção das espécies e a importância de cuidar da área urbana, espaço comum às pessoas e às aves.
Em breve, inauguraremos essa trilha das aves em parceria com a Secretaria de Turismo. Dez praças foram escolhidas e cada uma receberá uma placa com fotos e informações sobre as espécies que podem ser avistadas em Bragança Paulista. Através de um QR Code encontrado nas placas, os participantes terão acesso ao roteiro, orientações, informações sobre o movimento e a prática de observação de aves.
Para uma cidade como Bragança, em pleno crescimento devido ao êxodo provocado pela pandemia em direção ao interior de São Paulo, é vital que a prática consciente da observação de aves urbanas exista como incentivo a um turismo saudável e sustentável do ponto de vista ambiental.
Esperamos que nossas atividades e história aqui contadas possam inspirar outras pessoas e cidades a se conectarem com as aves e com o meio ambiente também!
________________________________________________________________________
O Coletivo Socioambiental e Associação Bragança Mais é formado por Teresa Otondo, Vivian Feres José, André Mendes e outras pessoas. Os três fazem parte dos Amigos da SAVE Brasil, uma rede de pessoas conectadas e engajadas pela conservação das aves na natureza. Você também pode fazer parte contribuindo anualmente com uma doação. Para isso, basta acessar savebrasil.colabore.org.
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)