Tsunami de extinções de aves tropicais pelo aquecimento global

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
07 de março de 2012
Novecentas espécies de aves tropicais podem estar extintas até 2100 no caso do aumento de a temperatura da Terra aumentar 3,5° C. O estudo com essa probabilidade foi publicado na revista científica Biological Conservation na edição on-line de 21 de fevereiro de 2012.

A matéria da BBC “Up to 900 tropical bird species could ‘go extinct’” (“Até 900 espécies de aves tropicais podem ser extintas”, tradução livre), publicada em 5 de março de 2012, sobre a pesquisa alerta que as espécies podem ter dificuldades em se adaptar à perda de hábitat e eventos climáticos extremos.

Dependendo da perda de hábitat futura, cada grau de aquecimento da superfície poderia afetar entre 100 a 500 espécies. E o maior problema é que a maioria das espécies no mundo são sedentárias (que não migram quando encontram um problema climático). As espécies de montanhas tropicais estão entre as mais vulneráveis e, se quiserem sobreviver, terão que se adaptar fisiologicamente às mudanças de temperatura e mover-se para grandes altitudes.

Entre as aves estudadas e que poderá desaparecer está o soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni), espécie endêmica, ameaçada de extinção e descoberta em 1996 na Chapada do Araripe (Ceará). O animal é alvo de um intenso trabalho de conservação pela ONG Aquasis, por meio do Projeto Soldadinho-do-Araripe.

Soldadinho-do-Araripe: futuro incerto
Foto: Alberto Campos

Outros animais
As aves são um dos grupos de animais menos ameaçados pela mudança climática, o que significa que os resultados tendem a ser muito piores para todos os outros grupos de animais.

Para os cientistas, é necessário planejar áreas protegidas (unidades de conservação) com altitudes mais elevadas e deixar espaço para a futura chegada dessas espécies ameaçadas de extinção pelo aquecimento global.

– Leia a matéria completa da BBC (em inglês)
– Conheça o Projeto Soldadinho-do-Araripe

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾