Treinamento de guerra pela vida de elefantes e rinocerontes

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
12 de novembro de 2013
“Tropas britânicas foram mobilizadas para salvar elefantes do Quênia que estão sendo abatidos por terroristas devidos suas presas, consideradas valiosas.

Al Shabaab, um grupo ligado à Al Qaeda, é conhecido por financiar seu treinamento e seus ataques com a venda de chifres de rinoceronte e de elefantes no mercado negro da Somália – um comércio de R $ 12 bilhões por ano (cerca de um milhão e meio de reais).

Marfim apreendido no Quênia
Foto:  Bruce Adams


No ano passado, 60 guardas e 38 mil elefantes foram mortos por caçadores.

Numa iniciativa apoiada pelo príncipe Charles e pelo príncipe William, 25 soldados do 3° Batalhão do regimento de paraquedistas foram enviados para treinar guardas quenianos.

(…) O governo também enviou um promotor britânico para instruir seus colegas quenianos a como desarticular o financiamento do terrorismo no Norte da África e proteger as espécies ameaçadas de extinção.” – texto da matéria “Elefantes do Quênia ganham ajuda britânica contra caça”, publicada em 12 de novembro de 2013 pelo site da Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda)

O extermínio de elefantes e rinocerontes é, atualmente, a consequência do tráfico de fauna e de partes de animais que mais chama a atenção no mundo. O mercado negro de marfim e de chifres de rinocerontes preocupa não apenas pelo efeito devastador sobre as espécies envolvidas e seus ecossistemas, mas também pelo envolvimento com ações terroristas.

Seria ingenuidade imaginar que o governo britânico está realmente preocupado com a questão ambiental?
Ou será que, no fundo, a intenção é acabar com a fonte financiadora de terroristas que têm como alvo os britânicos e norte-americanos?

Seja qual for a principal intenção, que o objetivo seja atingido e os traficantes de marfim e chifres de rinoceronte sejam combatidos com eficiência.

– Leia a matéria completa da Anda

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾