Tráfico de partes de animais: a cruel cobiça pela pele dos leopardos

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
25 de outubro de 2012
“Um relatório do World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza) publicado no mês passado revelou que pelo menos quatro leopardos são mortos a cada semana na Índia, para extração de suas peles ou ossos. As informações são da Global Animal.

Peles de leopardos apreendidas na Índia
Foto: Traffic India


(…) Autoridades informam que restaram aproximadamente 10 mil leopardos na Índia, embora este número seja apenas uma estimativa. Leopardos são procurados para comércio ilegal em países como a China, que utilizam seus ossos com propósitos supostamente medicinais. Outros países da Ásia geram demanda pelas peles dos leopardos.

Um artigo recente, chamado “Illuminating the Blind Spot: A Study on Illegal Trade in Leopard Parts in India” (Iluminando o ponto cego: Um estudo sobre o comércio ilegal de partes de leopardo na Índia”), calculou que cerca de 3 mil leopardos foram traficados na Índia durante a última década. Adicionalmente, nesses dez anos, o estudo revela que houve 420 apreensões de peles de leopardo, ossos e outras partes do animal em 209 localidades do país.” – texto da matéria “Leopardos estão sendo mortos na Índia”, publicada em 24 de outubro de 2012 pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda)

Quando se aborda o tráfico de animais o assunto não fica restrito ao comércio ilegal de bichos vivos. As partes deles também são alvo de cobiça e movimentam altas quantias. É assim com o marfim dos elefantes, os chifres dos rinocerontes, as peles e partes de tigres e com outras tantas espécies. A bola da vez que está recebendo atenção é os leopardos.

Esses felinos já sofriam com a perda de hábitat, causada pela ocupação humana do território. A situação está se agravando pela caça com objetivo de usar pelas para adornos em residências, tapetes e até vestuário.

– Leia a matéria completa da Anda
– Leia o relatório Illuminating the Blind Spot: A Study on Illegal Trade in Leopard Parts in India (em inglês)

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾