Tomara que a soltura tenha sido criteriosa. Afinal, foram 223 animais

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
01 de março de 2013
“O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) soltou 223 animais silvestres, na zona rural da região Serrana do Espírito Santo, nesta terça-feira (26). A ação fez parte das comemorações dos 25 anos da corporação e foi acompanhada pelo biólogo e coordenador do Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), José da Penha Rodrigues, após cuidadosa escolha do local e parecer favorável do Ibama. (…)

Tucano solto no Espírito Santo
Foto: Dibulgação PM Ambiental ES


Entre os animais silvestres soltos estavam trinca-ferros, sabiás, melros, tietingas, tucanos, jandaias-estrelas, jacuguaçús, coleiros, canários, catataus, sanhaços, galinhos da serra, dentre outros, além de alguns jabotis. Todos os animais estavam devidamente marcados por anilhas. Sobre todos os animais recolhidos consta um registro das informações, incluindo quantidade e sexo, além da produção de um registro fotográfico, filmagem e boletim de ocorrência ambiental.

Os animais encaminhados pelo BPMA ao Cereias passam por uma rigorosa avaliação veterinária, são medicados, tratados e, após recuperação, passam por uma nova avaliação com o biólogo José da Penha, que vai dizer se estão aptos ou não para a reintrodução na natureza. De acordo com o tenente-coronel Andrey Rodrigues, comandante do BPMA, a soltura de animais de volta à natureza tem como objetivo a proteção da fauna silvestre.” – texto da matéria “Polícia Ambiental solta 223 animais silvestres na região Serrana do ES”, publicada em 27 de fevereiro de 2013 pelo portal G1

É bastante incomum haver solturas de tamanha dimensão. Tecnicamente, espera-se que não haja restrições, afinal a matéria informa ter sido feito um trabalho com acompanhamento de profissionais do Ibama.

Esse questionamento é válido pelo fato de que as consequências de uma soltura sem critérios podem ser desastrosas, gerando desde a morte dos animais até um desequilíbrio em algum ecossistema. Além da avaliação do bicho e a preparação do mesmo para a volta à natureza, a área de soltura também deve ser avaliada, já que o animal tem de viver em seu bioma de origem, em uma área com alimentação suficiente e uma população de sua espécie em um número que possa recebê-lo sem gerar uma superexploração de suas fontes de alimentos. Esses são apenas alguns pontos que são levados em consideração.

Além dos fatores técnicos, é preciso levar em conta a ação humana na região da soltura. O nível de devastação dos hábitats e o grau de proteção da região têm de ser avaliados. Afinal, não se deve soltar o bicho em uma área com a presença constante de caçadores ou traficantes de fauna.

Que tudo isso tenha sido levado em consideração. Se foi, parabéns ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental e  ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens.

– Leia a matéria completa do portal G1

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾