Por Karlla Barbosa
Bióloga, observadora de aves, mestre em Conservação Ambiental e Sustentabilidade e doutora em Zoologia. É coordenadora de projetos na SAVE Brasil, principalmente no Projeto Cidadão Cientista
observaçãodeaves@faunanews.com.br
Estamos começando mais um ano cheio de esperanças e expectativas. Então, que tal começarmos também com energias e ações positivas para as aves?
Não é difícil entender porque é importante ser um amigo das aves e porque devemos repensar nossas escolhas. Nossas atitudes podem ajudar não somente a nós, mas também podem fazer com que outras pessoas continuem usufruindo dos benefícios de termos as aves por perto. Protegendo as aves e seus habitat, podemos contribuir para que elas continuem provendo serviços ambientais, como controlar as populações de insetos, polinizar as flores e dispersar sementes, e o mais importante para os observadores de aves: continuem sendo observadas e fotografadas!
Vou apresentar aqui sete ações simples que podemos ter para proteger as aves. São dicas adaptadas do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell.
1. Tenha vidraças seguras para as aves
Segundo dados de pesquisas nos Estados Unidos, mais de um bilhão de aves morrem todos os anos de choque com vidraças.
Causa: as aves não enxergam os vidros. O que elas enxergam é o reflexo do ambiente externo. Se tiver uma árvore, por exemplo, ela tentará pousar ou ir até ela, porém é apenas um reflexo.
Solução: utilize algo que impeça o reflexo e a transparência. Existe artigo publicado no Brasil mostrando que formas circulares podem contribuir para evitar que as aves colidam com os vidros. E se você quiser, pode ver o resumo do relatório da American Bird Conservancy com dicas. Você também pode caprichar e deixar suas vidraças personalizadas, utilizando adesivos apropriados para isso. Eu recomendo a Película Chic Amiga dos Pássaros, que tem vários modelos para você escolher.
2. Mantenha gatos dentro de casa
Os gatos podem matar milhões de aves todos os anos.
Causa: os bichanos matam não porque são maus, mas porque têm o instinto de querer pegar o coitado do passarinho, sendo que às vezes é só por diversão e não para alimento. Além disso, quando os gatos moram em áreas rurais, eles podem virar um indivíduo feral e viver caçando não só aves, mas outros bichos silvestres.
Solução: você pode manter os gatos dentro de casa ou criar ambientes cercados do lado de fora em que eles consigam ser controlados. Assista a este vídeo que mostra como todos podem viver em harmonia.
3. Plante
Diminua as áreas abertas de gramado plantando árvores.
Causa: muitas áreas foram desmatadas e viraram campos abertos, onde as aves não têm onde pousar. Nas áreas urbanas, reduzimos ao máximo as áreas verdes e demos lugar ao solo impermeável.
Solução: plante árvores nativas em ambientes abertos e, se você mora em casa na cidade, tenha um espaço permeável com plantas, pois isso ajuda a água a penetrar no solo e atrair mais passarinhos. Se você mora num apartamento, coloque vasos de plantas para deixar o ambiente mais agradável e colorido.
4. Evite pesticidas
Pesticidas matam milhares de aves e já quase levaram espécies à extinção.
Causa: os pesticidas intoxicam as aves através das sementes e presas que elas se alimentam. Além disso, alimentos com pesticidas podem nos intoxicar.
Solução: se você tem sua horta, busque alternativas naturais de proteção a pragas e, ao comprar alimentos, dê preferência aos orgânicos. Você ajuda mais ainda se buscar por produtores locais que produzem alimentos sem agrotóxicos.
5. Utilize alimentos amigos das aves
A dica que a Universidade de Cornell dá é para beber café amigo das aves. Mas nessa dica, eu iria além e diria: busque sempre alimentos naturais, orgânicos, não processados e de produtor local.
O desafio aqui para muitas regiões é estar dentro de todos esses parâmetros, por isso faça dentro da sua realidade e das suas possibilidades, mas faça!
6. Proteja seu planeta do plástico
Causa: estima-se que mais de 4.900 milhões de toneladas de plástico estejam acumulados no meio ambiente. Esse material todo contamina rios e oceanos e mata animais. O plástico descartado incorretamente pode contaminar nossa alimentação.
Solução: evite uso de sacolas plásticas (leve a sua para as compras), não use canudos (se usar, tenha o seu reutilizável), evite uso de material descartável em reuniões e festas e tenha sua garrafinha de água sempre com você.
Mas você poderia pensar: “rios e oceanos estão muito longe de mim e se eu jogar aqui nunca vai chegar lá.” Bom, então saiba que não precisa ir tão longe, pois apenas um lacre de garrafa plástica pode matar uma ave (uma garça, por exemplo) no laguinho do lado da sua casa.
7. Seja um cidadão cientista
Observar as aves e compartilhar com os amigos, além de ser uma ótima forma de lazer se você divulga em plataformas como o eBird e WikiAves, ainda pode contribuir para a Ciência.
Eu ainda daria mais uma dica: seja um Amigo da SAVE Brasil e ajude na conservação das aves brasileiras!
Bora começar hoje mesmo? Um maravilhoso 2021!
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)