Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Sessenta pássaros de 20 espécies silvestres foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental na manhã de segunda-feira, 6 de março, em uma residência no Jardim Miriam, na zona sul de São Paulo (SP). Nenhuma ave tinha registro. O responsável pelos animais foi multado em R$ 53 mil e irá responder em liberdade pelo crime.
Os policiais foram até o local verificar uma denúncia que foi registrada no sistema da PM. Os pássaros eram criados em gaiolas, que estavam distribuídas pelo quintal e em vários cômodos do imóvel. De acordo com os Pms, o dono da casa alegou que seu primo havia trazido as aves e ele o ajudava a criá-las.
Os pássaros foram levados para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico Tietê (Cras-PET).
Soltura e educação ambiental
Na manhã de ontem, 7 de março, 30 crianças com idades entre 7 e 10 anos participaram de uma ação de soltura de pássaros reabilitados. O evento, realizado no sítio Espinheiro Negro, em Miracatu (SP), foi coordenado pela Polícia Militar Ambiental.
As crianças são alunas da escola municipal Paulino Bueno, localizada em Juquitiba (SP). Elas participaram de palestras realizadas pelos policiais sobre reciclagem, consumo consciente e a importância das aves silvestres para manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.
Foram soltos 65 bem-te-vis, sabiás, coleirinhos e canários-da-terra. Os pássaros foram vítimas do tráfico de fauna e passaram por um processo de reabilitação em centros de triagem de fauna.