Reflexão para o fim de semana: vaidade assassina com marfim

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
06 de janeiro de 2012
“O ano de 2011 teve um número recorde de grandes apreensões de marfim, indicando uma intensificação da caça aos elefantes na África, a fim de atender à demanda asiática de presas para uso em joias e ornamentos, disse uma entidade conservacionista na quinta-feira.

A Traffic, uma parceira do WWF com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) que monitora o tráfico de animais selvagens, disse que houve pelo menos 13 apreensões de cargas superiores a 800 quilos de marfim em 2011, o que é mais do que o dobro das seis grandes apreensões de 2010.

 
Apreensão de 1,4 t de marfim na Malásia, em dezembro de 2011

Foto: Elizabeth John / TRAFFIC Southeast Asia

“Uma estimativa conservadora do peso do marfim apreendido nas 13 grandes apreensões de 2011 coloca a cifra em mais de 23 toneladas, o que provavelmente representa cerca de 2.500 elefantes, possivelmente mais”, disse a entidade em nota.” – texto da matéria “Apreensão de marfim bate recorde em 2011, diz WWF”, publicada em 29 de dezembro de 2011 pelo portal Terra

Além da China, a Tailândia é outro grande mercado de marfim. Especialistas acreditam que parte do marfim comercializado – a compra e venda é proibida desde 1989 – venha de estoques de apreensões antigas mantidos por governos de países africanos (África do Sul, Botsuana, Namíbia e Zimbábue). Apesar dessa suspeita, o fato é que a matança de elefantes aumentou, principalmente na República Democrática do Congo.

– Leia a matéria do portal Terra
– Leia o texto de divulgação da Traffic (em inglês)
Releia posts do Fauna News sobre elefantes:
– “Lembre-se: atrás das peças de marfim havia animais”, de 5 de abril de 2011
– “Depois dos rinocerontes, agora é a vez dos elefantes desaparecerem no Vietnã”, de 4 de maio de 2011
–  “Uma tentativa de monitorar o tráfico de animais “, de 24 de agosto de 2011

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾