
Vale a transcrição na íntegra:
“Um irlandês foi preso em flagrante nesta quinta-feira (22/10) no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos/SP, sob acusação de tráfico internacional de ovos de uma espécie rara de falcão. A operação foi realizada pelo Ibama em parceria com a Agência Ambiental do Chile e a Polícia Federal. Ele foi autuado em R$ 40 mil e responderá por crime ambiental por transportar ovos da fauna silvestre brasileira sem autorização dos órgãos ambientais competentes.
O irlandês foi flagrado com quatro ovos da espécie Falco peregrinus, que estavam dentro de uma chocadeira na bagagem de mão. Ovoscopia confirmou que três tinham embrião formado. Nos dois volumes despachados, foram encontrados ainda duas incubadoras e equipamentos de alpinismo (cordas, mosquetão, cinto e capacete) que teriam sido usados para acessar ninhos de falcão em bordas ingrimes de desfiladeiros.
O infrator partiu de Santiago do Chile e tinha como destino o aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Lá, onde a falcoaria é muito praticada, os ovos têm mercado clandestino valorizado. O acusado, que passou mal na carceragem do aeroporto e foi internado, será apresentado à Justiça Federal. Em 2010, ele já havia cumprido dez meses de prisão na Inglaterra por transportar 14 ovos de falcão com valor estimado de até 70 mil libras cada.
A operação foi resultado de articulação entre autoridades da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites) no Brasil e no Chile. O chefe da Unidade do Ibama no Aeroporto de Guarulhos, Daniel Visciano, destacou o trabalho de sua equipe no principal aeroporto da América Latina, responsável pela maioria das conexões intercontinentais. “A parceria do Ibama com a Agência Ambiental do Chile fortalece cada vez mais a integração do continente na defesa do meio ambiente”, disse Visciano.” – texto da matéria de divulgação do Ibama “Traficante de falcões é preso em ação conjunta Brasil-Chile”, publicada em 23 de outubro de 2015 no site do órgão federal