Reflexão para o fim de semana: exploração animal para lazer humano

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
23 de setembro de 2011

Em muitas cidades, principalmente as que têm no turismo como grande fonte de renda, a exploração de animais como entretenimento é comum.

“Ativistas dos direitos dos animais estão pedindo ao governo indonésio para proibir as atividades que forçam macacos a se apresentar nas ruas de Jakarta. De acordo com os militantes locais, existem aproximadamente 500 macacos na cidade.


Macaco em Jakarta, na Indonésia

Foto: bikyamasr


Benfika, um relações públicas da “Animal Aid Network”de Jakarta foi entrevistado pelo jornal “The Jakarta Globe”, dizendo que a prática conhecida como “topeng monyet”, na qual macacos são forçados a usar máscaras ou realizar truques com suas mãos, é uma violação ao bem-estar animal.

“Algumas pessoas podem pensar que é engraçado, mas elas não percebem que os macacos estão sofrendo”, ele disse no domingo, junto ao hotel Indonesia, próximo ao centro de Jakarta. “Nós esperamos que o governo aprove a proibição e livre a cidade deste tipo de prática”. – texto da matéria “Ativistas dos direitos animais de Jakarta pedem o fim das atividades com macacos de rua”, publicada em 22 de setembro de 2011 pela Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA)

Se isso acontece no Brasil? Os circos, os rodeios, as rinhas de galos, canários e cães, em Genipabu (Natal – RN), pode-se tirar fotos com iguanas, e por aí vai… exemplos não faltam.

Não sou biólogo ou veterinário, mas, toda vez que vejo um realejo, não consigo achar bonitinho. Alguém já ficou o dia inteiro ouvindo aquela musiquinha e achou gostoso? Tenho a impressão que o periquito também não.

Foto: site Loctudo.com

– Leia a matéria completa da ANDA
– Releia “Reflexão para o fim de semana: quando o turista incentiva o abuso”, publicado pelo Fauna News em 1º de abril de 2011

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾