
Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Policiais militares ambientais apreenderam em uma residência do bairro Campanário, em Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo, 38 aves silvestres que eram criadas ilegalmente na garagem do imóvel. A ação, realizada ontem, foi motivada por uma denúncia anônima sobre criação ilegal de animais silvestres. O morador responsável irá responder pelo crime em liberdade.
De acordo com a PM Ambiental, a equipe foi recebida pelo morador, que permitiu a realização de uma vistoria no imóvel. Na garagem, dezenas de gaiolas estavam penduradas com as aves. Os policiais encontraram 20 trinca-ferros (Saltator similis), cinco galos-da-campina (Paroaria dominicana), quatro azulões (Cyanolocxia brissonii), três canários-da-terra (Sicalis flaveola), três tico-ticos (Zonotrichia capensis), um tico-tico-cinza (Lanio pileatus), um sanhaço (Orchesticus abeillei) e um caboclinho (Sporofila brouveuil). No local, os policiais não encontraram materiais para caça ou captura de animais na natureza.
O morador foi multado em R$ 19 mil e levado para a Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) de Diadema, onde um termo circunstanciado foi registrado. Ele foi liberado após o registro do caso.
As aves ficaram sob responsabilidade da PM Ambiental. Elas serão levadas segunda-feira para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da prefeitura de Barueri.