Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Itaberaba (BA), 15 de maio de 2020. 7h25:
https://faunanews.com.br/wp-content/uploads/2020/07/WhatsApp-Video-2020-07-04-at-13.53.00.mp4
Vargem (SP), 4 de julho de 2020. 12h30:
https://faunanews.com.br/wp-content/uploads/2020/07/WhatsApp-Video-2020-07-04-at-14.19.32.mp4
Tudo muito parecido, né?
Em um intervalo de menos de dois meses, o mesmo José Francisco Rodrigues da Rocha, de 68 anos, é detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o mesmo carro, que puxava o mesmo reboque com animais silvestres.
José Francisco e dois outros homens foram surpreendidos domingo na altura do pedágio de Vargem (SP) da rodovia Fernão Dias (BR-381). Ele dirigia a um Kadett que tinha um reboque engatado quando foi parado por uma equipe da PRF. Os policiais afirmaram que ao se aproximarem, ouviram sons de aves e, ao verificarem o que era transportado, encontraram centenas de animais amontoados em pequenas caixas.
Aos policiais, José Francisco teria afirmado ser caçador e que estava levando os animais para sua residência, no bairro de Itaquera, em São Paulo (SP), para depois vendê-los. No reboque havia 358 animais vivos (três pássaros-pretos, quatro canários-da-terra, 90 corrupiões, 52 galos-de-campina, 59 azulões, 34 coleirinhos, 41 tico-ticos, 12 periquitos tuim, duas iguanas e 61 jabutis) e 26 pássaros mortos entre corrupiões e tico-ticos.
José Francisco, Antonio Cardoso dos Santos e Manoel Messias de Carvalho foram levados para a delegacia de Bragança Paulista (SP). Eles responderão em liberdade pelos crimes de transporte sem autorização de animais silvestres, maus tratos e formação de quadrilha. Os animais foram para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, também no interior paulista, que montou uma grande operação para conseguir estabilizar as aves e evitar mais mortes (vídeo abaixo).
https://faunanews.com.br/wp-content/uploads/2020/07/passarosmortos7.mp4
Itaberaba, em maio
José Francisco havia sido detido de forma muito parecida na Bahia em 15 de maio. Dirigindo o mesmo Kadett com reboque, ele foi parado por policiais da PRF que estavam na barreira sanitária do município, montada por causa da pandemia de Covid-19 na altura do km 226 da BR-262. Em caixas com 184 aves (azulões, cardeais, sofrês, tico-ticos, papa-capins e uma pega), algumas já mortas.
Os policiais afirmaram que José Francisco relatou ter capturado as aves em Serrolândia (BA) e que as estava levando para a capital paulista para serem vendidas por cerca de R$ 20 cada. Ele foi solto após o registro da ocorrência e os animais entregues para a Secretaria de Meio Ambiente de Itaberaba (BA).
– Saiba mais sobre o TRÁFICO DE ANIMAIS e entenda porque os suspeitos ficam livres
https://youtu.be/MP105AxEBIo