Biólogo e mestre em Gestão e Auditoria Ambiental com ênfase em Educação Ambiental. É analista ambiental do Ibama, sendo ponto focal do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do órgão no RS
educacaoambiental@faunanews.com.br
Durante o trabalho com educação ambiental e manejo de fauna silvestre no Ibama, fizemos algumas parcerias. Uma delas é com a ONG Pró-Squalus, entidade que trata da conservação de espécies marinhas, especialmente de tubarões. Uma das vertentes do trabalho da Pró-Squalus é, justamente, a educação ambiental.
A ONG atua no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente na região de Torres (RS) e Passo de Torres (RS), na divisa dos dois Estados. Nesses municípios, além de um exemplar trabalho com os pescadores, que deixaram de capturar tubarões para a retirada de barbatanas, foram realizadas ações nas escolas onde estudam os filhos desses profissionais. Com as crianças foram desenvolvidas diversas atividades lúdicas envolvendo o conhecimento das espécies e da biologia de cada uma, além de uma escola de surf. O nome dado ao projeto foi Tubafinhos.
A Pró-Squalus já trabalhou também com a equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama do Rio Grande do Sul em ação educativa do Projeto Liberdade e Saúde, da Campanha Nacional de Proteção a Fauna, o programa de educação ambiental de combate ao tráfico de fauna, em uma escola de Torres. A ONG ainda atua em parceria com o Cetas em outra porção do litoral gaúcho, no monitoramento da fauna da linha de praia.
– Leia outros artigos da coluna EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)