Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
O resgate de uma anta (Tapirus terrestris) com ferimentos de tiros em um açude no assentamento São Francisco, em Rio Verde de Mato Grosso (MS), foi noticiada ontem, 14 de fevereiro, pelo Fauna News. O animal, um macho jovem, estava bastante debilitado. Além dos tiros, ele apresentava cortes de arame farpado, provavelmente ocasionado durante fuga de caçador.
Infelizmente, a anta morreu. Ela estava sendo atendida no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.
“A médica veterinária Jordana Toqueto, que confirmou a morte da anta a ((o))eco nesta terça, conta que o animal foi recebido em estado muito crítico. No Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), ele foi sedado e examinado.
Ela conta que as lesões, de fato, eram compatíveis com cortes em cercas e de lesão por arma de fogo. “Isso ocasionou miíases (larvas) no local, fazendo com que agravasse ainda mais os ferimentos”, explica Toqueto, que participou do tratamento do mamífero no CRAS. Em exame radiográfico, não foram encontradas balas no corpo da anta. A médica veterinária explica que, possivelmente, as balas acertaram o animal de raspão.” – trecho da matéria “Morre anta baleada por caçadores em Mato Grosso do Sul”, publicada ontem, 14 de fevereiro, em O Eco