Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Dois homens foram detidos com 16 filhotes de papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva), na tarde de domingo, 25 de setembro, em Novo Horizonte do Sul (MS). Um deles era monitorado pelo setor de inteligência da PM Ambiental do estado por já ter duas passagens por este mesmo tipo de crime.
De acordo com a PM Ambiental, uma das formas de combater a retirada de filhotes de papagaios dos ninhos é monitorando moradores da região que já foram detidos traficando essas aves. O setor de inteligência investigou a recente rotina de um homem de 40 anos, morador da zona rural de Novo Horizonte do Sul, e descobriu que deveria haver animais retirados dos ninhos em sua casa.
Uma equipe de policiais que atua no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema recebeu ordens para verificar a suspeita e encontrou os filhotes em uma caixa de papelão. O dono do imóvel e outro homem, de 32 anos, foram detidos, levados para a Delegacia de Ivinhema e multados em R$ 80 mil cada um.
Os filhotes de papagaios foram levados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.
Temporada de tráfico de animais
De setembro até o final do ano, período em que papagaios-verdadeiros e araras se reproduzem no Cerrado, traficantes de animais atuam intensivamente na coleta de filhotes dos ninhos. Especificamente no Mato Grosso do Sul, as aves, ainda sem penas e com olhos fechados, são levadas para a Região Metropolitana de São Paulo, para o Rio de Janeiro e estados do Sul.
Somente na Região Metropolitana de São Paulo, a ONG SOS Fauna, que atua no combate ao tráfico de fauna, estima que cheguem, por temporada, cerca de 12 mil filhotes de papagaios-verdadeiros. As aves são vendidas pela internet e em feiras para serem criadas como bichos de estimação.
No último episódio do podcast Silvestres, entrevistamos o presidente da ONG SOS Fauna, Marcelo Pavlenco Rocha, sobre o tráfico de filhotes de papagaios-verdadeiros. Confira baixo! São só 15 minutinhos.
https://youtu.be/J3JIPnr__jw