Lagarto com adolescente de 15 anos: resultado da falta de educação ambiental

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
21 de março de 2014
“Um lagarto de aproximadamente 80 centímetros foi apreendido nesta terça-feira (18) com um jovem de 15 anos no bairro Maria Ortiz, em Vitória. De acordo com policiais militares, o animal estava dentro de uma sacola de compras. Com o jovem, estava um outro adolescente, de 16 anos, que portava um revólver calibre 32. A dupla foi levada para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) da capital. O lagarto foi encaminhado ao Centro de Estudos e Reintrodução de Animais Selvagens (Projeto Cereias), em Aracruz, na região Norte do estado.

Lagarto estava em uma sacola
Imagem: Reprodução TV Gazeta

 (…) O menor que estava com o animal já foi apreendido por porte ilegal de arma de fogo e disse à polícia que capturou o lagarto, mas que iria soltar logo depois.” – texto da matéria “Lagarto é apreendido dentro de sacola com adolescente em Vitória”, publicada em 19 de março de 2014 pelo portal G1

Será que iria soltar mesmo?

Qual a informação que esse adolescente tem sobre os riscos à saúde por ter contato com o lagarto e as consequências para o meio ambiente da retirada de animais silvestres dos ecossistemas? A falta de educação ambiental para conscientizar as chamadas “futuras gerações” da necessidade de respeitar a fauna e o hábitat fará com que os péssimos hábitos dos adultos, da sociedade, se perpetuem.

O hábito de manter silvestres em cativeiro doméstico é uma das principais causas da retirada de 38 milhões de animais da natureza, todos os anos, no Brasil (dado de 2001 da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, a Renctas). Esse costume e a caça para uso da carne na alimentação são causas importantes da perda de biodiversidade no Brasil.

– Leia a matéria completa do portal G1

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾