Vera Maria Ferreira da Silva
Possui graduação em Ciências Biológicas – Biologia Animal – pela Universidade de Brasília, mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e doutorado em Mammalian Ecology and Reproduction pela Universidade de Cambridge, Inglaterra.
É pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde também é chefe do Laboratório de Mamíferos Aquático e professora no curso de pós-graduação na área de Biologia Aquática e Pesca Interior (BADPI). Desenvolve pesquisas na área de Zoologia, com ênfase em Biologia e Conservação de mamíferos aquáticos, atuando principalmente com as espécies dos gêneros Inia (boto-vermelho ou boto-cor-de-rosa e boto-do-araguia), Sotalia (boto-cinza e tucuxi) e Trichechus (peixes-boi).
Desde 1993 coordena o Projeto Boto na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá onde desenvolve estudos sobre a biologia populacional, ecologia e comportamento de duas das espécies de golfinhos da Amazônia. É vice-curadora da Coleção de Mamíferos do Inpa. É diretora administrativa da Associação dos Amigos do Peixe-boi (Ampa), onde coordena o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, membro do Grupo Especialista de Cetáceos da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês) e membro Honorário da Marine Mammal Society.
Currículo Lattes de Vera