Educação começa em casa. Inclusive a ambiental

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
04 de dezembro de 2013
“Dois irmãos menores de idade foram flagrados pela polícia caçando animais silvestres na Avenida Comendador José da Silva Marta, em Bauru (SP), nesta terça-feira (3).

De acordo com informações da Polícia Ambiental, os irmãos de 11 e 17 anos, moradores da Vila Serrão, foram encontrados com m pássaro apreendido dentro de um alçapão. A dupla tentou fugir, mas foi contida.

Aves apreendidas na casa dos adolescentes
Foto: Divulgação PM Ambiental SP


Na casa dos suspeitos, a polícia encontrou 12 aves silvestres em situação de maus-tratos e sem autorização para manutenção em cativeiro. A Polícia Ambiental aplicou ainda três autos de infração ambiental em nome da mãe dos irmãos que totalizaram R$ 13,5 mil em multas por caça e maus-tratos.”
– texto da matéria “Menores são flagrados com aves e mãe é multada em R$ 13 mil”, publicada em 4 de dezembro de 2013 pelo portal G1

Respeito pelo próximo, consciência de sua cidadania e apreço pela natureza. Tudo isso tem de partir da educação dada pela família. Esperar que a escola ou qualquer outra entidade o faça é um erro.

E quando isso não é realidade, fatos como o registrado em Bauru acontecem. Os dois jovens são vítimas do exemplo que têm em casa. Felizmente, nessa idade á mais fácil corrigir. Mas que o fará?

Será que a mãe ou outro responsável dessa família terá condição de deixar o hábito de manter animais silvestres em cativeiro ilegal e sem os cuidados necessários para que os dois adolescentes não perpetuem tal comportamento?

Em situações como essa, a pressão tem de ser externa. Aqui tem de haver uma inversão do “jogo”, com o ensinamento vindo de fora do lar. A escola ganha então papel fundamental. O poder público, com campanhas, também tem sua responsabilidade.

Mas será que isso vai acontecer?

– Leia a matéria completa do portal G1

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾