
Em 9 de outubro, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou em sua página no Facebook o Extintômetro. O aplicativo é uma forma de chamar a atenção da população para o mercado negro de fauna que, no Brasil, é responsável pela retirada de 38 milhões de animais da natureza todos os anos (estimativa de 2001 da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres – Renctas).
Na página do CFMV no Facebook, há uma seção chamada extintômetro na barra de navegação horizontal. Ao clicar no “botão”, o usuário é levado para a página do aplicativo, onde estão os seguintes serviços:
– Confira os animais em extinção clicando em uma região do mapa do Brasil;
– escolha a foto de um animal para ser colocada em seu perfil no Facebook;
– compartilhe a imagem com a frase “Eu sou contra o tráfico de animais selvagens”; e
– saiba como denunciar.
O serviço de orientação de denúncias é bastante completo. Além de informar como entrar em contato com o Ibama, é possível encontrar os telefones das polícias ambientais de cada estado do país (instituições essas que podem atender com mais rapidez sua denúncia).
O Extintômetro faz parte da campanha nacional do CFMV contra o tráfico de animais lançada em 25 de setembro de 2013. Toda inciativa da sociedade para educar a população sobre os problemas causados ao meio ambiente e à saúde pública pelo mercado negro de fauna são positivas, principalmente porque o poder público (União, estados e municípios) insistem em combater o problema quase que exclusivamente com repressão.
– Conheça o Extintômetro (Facebook)
– Leia o texto de divulgação do CFMV sobre o Extintômetro