Análise de Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
O Projeto Onças do Iguaçu é um trabalho desenvolvido para a conservação das onças-pintadas (Panthera onca) e pardas (Puma concolor) na região do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Iniciativa institucional dessa unidade de conservação federal, ele é desenvolvido em parceria com o Instituto Pró-Carnívoros e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) do ICMBio, além do o Proyecto Yaguareté, da Argentina.
Em 08 de fevereiro, o Fauna News publicou o artigo “Parque Nacional do Iguaçu: um dos últimos refúgios para as onças-pintadas na Mata Atlântica”, da coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, em que ela destaca: “dados do censo realizado em 2018 apontaram que a população do lado brasileiro era de cerca de 28 animais. Se considerarmos Brasil e Argentina, a estimativa é de cerca de 105 animais.”
Ontem, 17 de agosto, o Projeto Onças do Iguaçu publicou em seus perfis no Facebook e no Instagram:
“Me abana!
Olha que sequência de fotos absolutamente SENSACIONAAAAL!
Entre os dias 8 e 10 de agosto, o fotógrafo Valter Patrial ministrou um workshop de fotografia no Parque Nacional do Iguaçu.
Umas das alunas, a INCRIVELMENTE sortuda Cecília Miura (fala sério, Cecília!!!!), moradora de Foz do Iguaçu, estava na passarela aqui do Parque Nacional do Iguaçu caminhando e registrou essa cena DO CARAMBA!!!!
No lado argentino, uma onça-pintada caminhava calmamente na parte superior das cataratas, em meio aos urubus. Quase tivemos um chilique quando vimos as fotos.
Bom, essa onça é a Kunumi, uma jovem fêmea que nasceu na Argentina, e desde 2020 anda zanzando pelos dois países.
Ela é neta da Kerana, registrada pela primeira vez na Argentina pelo Proyecto Yaguareté em 2014.
Em 2016, surpresa boa: a Kerana foi registrada com um filhote, uma fêmea chamada Memby, que quer dizer “filho”.
Tanto a Memby quanto a Kerana foram registradas pelo Proyecto Yaguareté no Parque Nacional Iguazú, Argentina.
Em 2018, a Memby foi registrada já independente da Kerana e em 2019 mais notícia boa: a Memby foi registrada com filhote! Essa oncinha fêmea ganhou o nome de Kunumi, que significa “bebê, guri”.
Em 2020, a Kunumi começou a aparecer aqui no Brasil! Já era uma mocinha independente com cerca de dois anos de idade, que é quando as jovens onças se separam de suas mães e começam a buscar seu próprio território.
Desde então ela tem sido registrada nos dois países. Já com quase três anos de idade, quem sabe a Kunumi em breve não faz da Kerana uma bisavó???
Parabéns pelo registro, Cecília! Estamos aqui babando nas suas fotos!”
Pois o Fauna News resolveu babar junto. Confira as imagens abaixo e babe com a gente…
Anterior
Próximo