Começar a semana pensando…

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
26 de novembro de 2012
…nas vítimas do nosso lixo.

“Cinco tartarugas verde foram encontradas mortas nesta terça-feira (20) em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Biólogos acreditam que a causa das mortes foi o lixo e as redes de pesca utilizadas na região.

Algumas tartarugas tinham lixo no sistema digestivo
Foto: Edmilson Lelo/Prefeitura de Praia Grande


As tartarugas foram encontradas nas praias da Aviação e do Forte em um intervalo de apenas quatro horas. Quatro delas foram encontradas por surfistas. De acordo com informações da Prefeitura de Praia Grande, o Instituto Gremar – Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna e a Guarda Costeira participaram do resgate das tartarugas.

Segundo a bióloga do instituto, todas as tartarugas eram fêmeas e da espécie verde, mas foi difícil identificar a causa das mortes porque estavam em adiantado estado de decomposição. De acordo com a bióloga, duas delas apresentavam lixo no sistema digestivo.” – texto da matéria “Lixo pode ser a causa da morte de várias tartarugas em Praia Grande, SP”, publicada em 21 de novembro de 2012 pelo portal G1

Dessa vez foram tartarugas. Mas o problema envolve peixes, golfinhos, focas, leões-marinhos, pinguins e uma infinidade de animais.

As festas de final de ano e o período de férias escolares estão chegando. Vai ser mais um verão de praias lotadas, com turistas produzindo lixo e esgoto nas cidades litorâneas – que, infelizmente, são poucas as realmente preparadas para atender com competência essas demandas por serviços. Portanto, não espere que o poder público “faça a parte dele”.

Faça a sua parte, reduzindo o consumo e fazendo boas escolhas. Reaproveite o que for possível e envie para reciclagem o material que for possível. O que for rejeito, que não tem mais serventia nenhuma, jogue no lixo. Aquilo que for descartado nas ruas, nos rios ou no mar pode matar muitos animais.

Pense nisso.

– Leia a matéria completa do portal G1

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾