Começar a semana pensando…

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
30 de janeiro de 2012
…na Paraíba, reincidente no tráfico de animais.

Uma face feia da Paraíba tem aparecido com frequência  na imprensa: a do tráfico de animais. Dessa vez, foi o site Patosonline.com que deu destaque ao problema: “IBAMA realiza mais uma apreensão de aves silvestres no Sertão”.

“O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) vem intensificando várias diligências no Sertão, principalmente na região polarizada por Patos, cuja ação dos fiscais culminou com a apreensão de várias aves consideradas de extinção.

Gaiolas com aves apreendias na Paraíba
Foto: patosonline.com

Foram apreendidas várias espécies de aves e os criadores multados por infringir a Lei do Meio Ambiente. A ação do IBAMA, que é desenvolvida com apoio inclusive das polícias, tem como finalidade coibir os crimes ambientais e as ações degradantes ao meio ambiente na região.

Mais de 400 (quatrocentas) aves foram aprendidas e levadas para Sede do órgão em Cabedêlo, onde será feita uma minuciosa triagem em cada pássaro e depois retornam ao sertão para serem devolvidos a natureza.” – texto do patosonline.com

A ação aconteceu em 26 de fevereiro de 2012 e o resultado não me surpreendeu. Afinal, em 3 de maio de 2011, no post “Paraíba: exemplo da falta de controle do tráfico de animais silvestres”, escrevi com base na matéria “Paraíba na rota do tráfico de animais”, publicada em 6 de abril de 2011, do jornal paraibano O Norte:

“O jornal também salienta que 10% de todos os animais silvestres apreendidos no país estavam na Paraíba. As cidades que apresentaram um maior número de ocorrências foram Cajazeiras, João Pessoa, Patos e Itabaiana.”O que me chamou a atenção dessa vez foi a atitude daqueles que mantinham os animais em cativeiro durante a ação de fiscalização:

“Conforme a coordenadoria do IBAMA-PB muitos criadores tomaram iniciativa própria e realizaram espontaneamente a entrega das Gaiolas e pássaros para evitar uma punição mais severa em caso de flagrante.” – texto do patosonline.com

Será que as pessoas tomariam essa atitude se a fiscalização não apertasse? Tenho cá minhas dúvidas… Para dizer o mínimo.

Para quem deseja, por motivos éticos ou legais, entregar os animais que mantém em cativeiro, pode fazê-lo sem receio.

Parágrafo 5º do artigo 25 do Decreto nº 6.154, de 2008:

“No caso de guarda de espécime silvestre, deve a autoridade competente deixar de aplicar as sanções previstas neste Decreto, quando o agente espontaneamente entregar os animais ao órgão ambiental competente.”

– Leia a matéria do Patosonline.com
Releia os posts do Fauna News sobre a Paraíba:
– “Paraíba: exemplo da falta de controle do tráfico de animais silvestres”, de 3 de maio de 2011
– “Papagaios na Paraíba: duas vezes vítimas do tráfico e ninguém noticiou”, 16 de novembro de 2011

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾