Por Karlla Barbosa
Bióloga, observadora de aves, mestra em Conservação Ambiental e Sustentabilidade e doutora em Zoologia
observaçãodeaves@faunanews.com.br
Estudos já mostraram que as crianças estão crescendo com déficit de natureza (Louv 2005). Isso quer dizer que o mundo moderno das grandes cidades, celulares, tablets e vídeo games tem transformado a vida em diversão virtual. Até a década de 1980 era comum ver as crianças brincando na rua de amarelinha, andando descalças e se divertindo em descobrir os segredos da natureza, observando insetos, por exemplo.
Atualmente, vemos que muito disso se perdeu. Então, como despertar nos jovens e nas crianças a vontade de observar a natureza?
A observação de aves é uma ótima forma de começar, pois são espécies que podem ser encontradas em qualquer ambiente, seja ele rural e até bem urbano; são animais com diversas formas e cores; e ainda são vocais, ou seja, chamam a atenção pelo canto. Dessa forma, é possível criar atividades para as turminhas na escola ou em casa. Na escola, elas podem ser encontradas no jardim e em casa, olhando pela janela já é possível observar algumas espécies. Além disso, existe a possibilidade de atrair as aves oferecendo comida nos comedouros e com os bebedouros.
Aqui vão algumas dicas que envolvem educação e observação de aves:
1 – Comece sempre tentando chamar a atenção
A educação tradicional muitas vezes se baseia no educador sendo o detentor do conhecimento e seu trabalho é transmitir esse conhecimento à criança. Mas você já considerou que talvez essa não seja a maneira certa de estimular o aprendizado? Deixe a criança conduzir o aprendizado com sua curiosidade natural! Faça perguntas para que ela diga quais são suas curiosidades e, a partir daí, crie atividades para que a própria criança responda às perguntas.
2 – Conecte-se para conectar os jovens e crianças
Parece não ter ligação, mas as pessoas podem ser contagiadas com nossas emoções. Então, se você mostrar desinteresse não vai conseguir cativar. Uma dica é: antes de ir para uma atividade natural, obtenha informações. Leve um guia de aves do local e pesquise, nem que seja sobre poucas espécies para que possa compartilhar durante o passeio ou a atividade.
3- O contexto pode ser a chave
Levar os jovens para explorar um ambiente natural é ótimo para envolvê-los no contexto. Esse ambiente pode ser um parque, uma praça ou mesmo um jardim. As trilhas são ótimas, mas para despertar o interesse pelas aves, os ambientes abertos possibilitam mais a observação das espécies.
4 – Faça com que o dia na natureza seja divertido
Isso não significa que cada momento precisa ser de alta energia e emoção. Significa simplesmente que a experiência terá um sentimento positivo sem muita resistência.
Existem diversas atividades e brincadeiras educativas que são possíveis de serem feitas ao ar livre. Crie desafios na observação de aves, como tentar descobrir que espécie está observando e o que ela come.
5 – Guarde boas memórias
Quando voltar do passeio, tente fazer o jovem relembrar o dia; quais foram as coisas que mais chamou a atenção e porque se divertiu. Isso ajuda a aguçar a memória e ter guardado os bons momentos. Utilize as aves para isso! Pergunte qual foi o pássaro que mais gostou de observar e o que esse pássaro fazia.
Segundo Joseph Cornell (1977), existe uma sequência (etapas) para o aprendizado da natureza:
Estágio 1: entusiasmo – que é o despertar para o interesse pela natureza
Estágio 2: atenção – que é o momento em que a pessoa/jovem começa a prestar atenção
Estágio 3: experiência – a experiência começa a ser especial e tem vontade de repetir
Estágio 4: inspiração – nesta etapa a pessoa/jovem já está envolvida e que compartilhar a inspiração.
Assim, organize atividades de forma a criar um fluxo de energia partindo de um estado de maior agitação para um de maior concentração, atenção e envolvimento. Mais uma vez, a observação de aves é perfeita para engajar e atingir todas as etapas desse interesse pela natureza. Vamos observar as aves com os jovens?
Referências
– Joseph Cornell (1977). A Alegria de Aprender com a Natureza. Editora Melhoramentos.
– Richard Louv ( 2005). Last Child in the Woods: saving our chidren from nature-deficit disorder. Chapel Hill: Algonquin Books.
– Leia outros artigos da coluna OBSERVAÇÃO DE AVES
Observação: as opiniões, informações e dados divulgados
no artigo são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es)